- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha
Prédio ocupado pelo Ginásio do Estado de nossa cidade à rua João de Moraes,490 – onde está a Prefeitura Municipal. Aquele estabelecimento de ensino – o primeiro curso secundário de Itapira, ali funcionou de 1940 a 1952.
Esse ginásio foi criado por decreto nº 10.709, de 21 de novembro de 1939, mas somente funcionou a partir de 16 de fevereiro de 1940, sob a direção do professor Péricles Galvão, e, logo mais tarde, assumiu o cargo o professor Jerônimo Terra.
O primeiro corpo docente era constituído pelos professores: Ítalo Bettarello (francês); Hermínio de Aquino (matemática); Hilton Federici (geografia); Maria Victória Lanzi Lyra (música); Benevenuto Figueiredo Torres (latim); Adriano Tedesco (educação física); Beatriz de Azevedo Nogueira (educação física); Saturnino Gonzaga (desenho); Ramiro de Almeida Catulé (português); Maria Ferrante (história do Brasil e da civilização); Aníbal Anderáus (história natural).
O primeiro quadro de funcionários: Pedro Ferreira Cintra (secretário); Zelma de Oliveira Machado (bibliotecária); Clóvis de Oliveira Bueno (escriturário); Américo Fernandes da Costa (porteiro); Lindolfo de Oliveira Franco (inspetor de alunos); Maria Galdi (inspetora de alunas); Antônio Abraão; Elpídio Prete; Arlindo Solha Peres e Sebastiana Rocha Pupo (serventes).
A partir de 1952, o Ginásio do Estado deixou de funcionar no antigo prédio da Rua João de Moraes, passando para outro - próprio estadual – construído para abrigá-lo condignamente, onde está até hoje.
Por volta de 4 de setembro de 1952, foi dado o nome de Elvira Santos de Oliveira ao Colégio Estadual e Escola Normal, numa homenagem póstuma à primeira esposa do benemérito itapirense, Virgolino de Oliveira.
Mais tarde, a 6 de maio de 1958, passou a denominar-se Instituto de Educação e Escola Normal “Elvira Santos de Oliveira” – IEEESO.
Quantas gerações já passaram por aquele modelar estabelecimento de ensino de nossa terra, hoje caminhando para os 68 anos de existência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário