terça-feira, 2 de novembro de 2010

1974 - Pedro de Magalhães Padilha; Mantelli Netto e Alcides de Oliveira.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Em 1974, o saudoso prefeito Alcides de Oliveira, o Alemão, recebia, indubitavelmente, um valioso apoio político, visando incrementar suas obras em andamento em nosso município, aquelas que seriam concluídas, com recursos ou verbas provindas do governo do estado.
Esse importante apoio, o Alemão conseguia através de um bom relacionamento com o deputado Januário Mantelli Netto – na época ocupava a função de Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo – e do Secretário da Cultura, Esportes e Turismo do Estado, Pedro Magalhães Padilha.
 Essas autoridades visitavam Itapira com muita freqüência, dando total respaldo aos anseios da população itapirense, através de seus lídimos representantes – prefeito e vereadores.
Na foto acima, o prefeito Alcides de Oliveira quando recebia em seu gabinete, além do deputado Mantelli Netto, o secretário de Estado, Magalhães Padilha, os vereadores, populares e a imprensa local.
Nesse flash fotográfico, registra a presença do vereador Francisco (Quico) Rovaris, quando procedia à entrega de importantes solicitações de sua autoria àquelas autoridades governamentais, sempre visando o bem estar dos munícipes.
Vê-se ainda da esquerda para a direita: o Secretário Magalhães Padilha, o deputado Mantelli Netto, o prefeito Alcides de Oliveira e o reporte Benê Tavares, da Rádio Clube local.
A guisa de informação, em 1974, o vereador Quico Rovaris foi eleito pela imprensa local – como o melhor vereador daquele ano, graças ao seu trabalho de grande alcance social em nossa comunidade.
Nessa ocasião, Quico foi homenageado com um jantar no restaurante do Bar Central, com as presenças do prefeito, de vereadores, da imprensa e de um grande número de amigos e colaboradores.
Naquela oportunidade o prefeito Alcides de Oliveira conferiu ao homenageado da noite, diga-se de passagem, com muita justiça, um troféu de Honra ao Mérito, em nome do povo de Itapira, ato que emocionou profundamente o edil.

1917 - Escola particular da dona Bena.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Alunos da escola particular dirigida pela professora Sebastiana de Souza Ferreira (dona Bena), por volta de 1917.
Essa mestra dedicada era filha do Cel. José de Souza Ferreira, conhecido político itapirense a quem Itapira muito deve.
Na foto, não conseguimos identificar seus alunos, com exceção de um deles, aquele que está atrás de dona Bena. Trata-se do saudoso itapirense Francisco Vieira Filho (Titico Vieira), que ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa de São Paulo, a exemplo de seu pai, ex-prefeito de Itapira, por quase 20 anos, e o primeiro deputado estadual de nossa terra, por volta de 1935 a 1937.
Chico Vieira era irmão de outro político conhecido naquela época, o engenheiro Euclides Vieira, eleito senador por São Paulo, sendo o mais votado da república.
O senador Euclides Vieira foi prefeito de Campinas, e era casado com uma sobrinha neta de Ruy Barbosa, o “Águia de Haia”.

Decreto nº5810 de 6 de março de 1975 - Estrada SP-352.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Por decreto nº5810, de 6 de março de 1975, o governador Laudo Natel denominou o trecho da Estrada SP-352, que liga Itapira ao Sul de Minas, de “Comendador Virgolino de Oliveira”, numa justa homenagem ao benemérito itapirense cuja imagem permanece viva na memória de todos que o conheceram, constituindo-se num exemplo edificante para a posteridade – de trabalho honrado, patriótico e de amor ao próximo. Na foto, o governador Paulo Salim Maluf, que na época era secretário dos Transportes, Viação e Obras Públicas – representando o governador Laudo Natel – procedeu à inauguração daquela estrada, na presença de dona Carmen Ruete de Oliveira e centenas de convidados.
Nesse flash, antes do descerramento da placa  inaugural, vê-se dona Carmen, o secretário Paulo Maluf, desembargador Márcio Martins Ferreira, Carmen Aparecida Ruete de Oliveira e, mais atrás, a saudosa escritora dona Júlia Luiz Ruete e Plínio Cunha, diretor do Museu Histórico “Com. Virgolino de Oliveira”.

Praça Mogi-Mirim nos idos de 1960.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Praça Mogi-Mirim, vendo-se ao fundo o prédio imponente do tradicional Instituto de Educação e Escola Normal Elvira Santos de Oliveira.
Quanto à beleza da praça nos idos de 1960 – sem comentários – ficando as ilações por conta do prezado leitor.

Jovens itapirenses dos anos 60.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Grupo de jovens itapirenses dos anos 60 – todos alegres e sorridentes – posando para a posteridade durante uma reunião festiva acontecida em Itapira.
Dentre eles, identificamos, da esquerda para a direita: sentadas – Suzana Pereira da Silva; Giselda Rodrigues de Oliveira; Maria Lúcia Ferreira Nobre; Maria Estela Ferreira Nobre e Maria Helena Davoli.
Em pé, na mesma ordem: José Carlos Pereira da Silva; Djalma Machado (Ninho); Geraldo Rodrigues de Oliveira; Sérgio Araújo; Olavo Job Filho; Antonio Octávio da Fonseca Caio e Gilmeri Ricciluca.

Inauguração da Biblioteca Municipal.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Inauguração da Biblioteca Municipal
Solenidade inaugural da Biblioteca Municipal “Mário da Fonseca Filho”, realizada a 24 de outubro da 1956, justamente quando Itapira completava 136 anos de existência. Esse importante evento aconteceu no prédio hoje ocupado pela Câmara Municipal, à Rua João de Moraes.
Na oportunidade se faziam presentes, além do prefeito Caetano Munhoz, um grande número de convidados, dentre eles identificamos na foto acima, da esquerda para a direita: Neiva Boretti Fuirini; René Boretti; Jupira Fonseca de  Souza (irmã do homenageado); Romeu Fiordomo; vereador Atílio Stefenon; Ítala Boretti Fonseca (esposa do homenageado); Wilma de Toledo Barros Munhoz; Mário Norberto da Fonseca (Marito, filho do homenageado); Pedro Ferreira Cintra; Maria Angélica Xavier Ferreira Cintra e o jornalista Luiz Ziliotto, de terno escuro, fundador do jornal Folha de Itapira em 1952.
A guisa de curiosidade, o garoto logo à frente da foto, é o itapirense Paulo Andrade, atual empresário bem sucedido, diretor-presidente da Lowell.

1903 - ano da primeira Festa da Ávore em Itapira.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

1903 – ano da primeira Festa da Árvore em Itapira
            Em tempos em que não se falava em ecologia e preservação ambiental, Itapira saía à frente, no dia 3 de maio daquele ano, com o ineditismo da Festa da Árvore. Era o começo do século, 1903, portanto há 104 anos, que essa festa do verde ganhou espaços solenes no recém-inaugurado Parque Municipal, hoje Juca Mulato, sob os auspícios promocionais do então prefeito Jacintho Franklyn Alvarenga da Cunha.
            Franklyn da Cunha cuidou com carinho dessa festa, que o nosso  Museu Histórico “Comendador Virgolino de Oliveira” registra como acontecimento histórico, exemplo e lição de uma iniciativa engrandecedora para as gerações futuras.

                CONVIDADO ILUSTRE

            O prefeito Franklyn da Cunha emprestou grandiosidade à Festa da Árvore, trazendo a Itapira o poeta e escritor Coelho Neto, que residia em Campinas e cuja inspiração e profundidade revelavam a versão colorida da natureza. Ele plantou um exemplar de pau-brasil defronte ao parque, mais tarde erradicado por paisagistas de plantão que reformularam a área. O prefeito foi mais feliz; plantou uma essência de “grevillea robustas”, espécime de origem australiana, que até hoje permanece a poucos metros do Museu. É bom lembrar que Coelho Neto redigiu de próprio punho a ata da festa, grafando num livro especial sua caligrafia impecável e ao estilo poético de sua lavra, cujo documento original, hoje faz parte integrante do rico acervo do nosso Museu Histórico.
            A árvore continua frondosa, pródiga em sombreamento e beleza. Um símbolo testemunhal e secular de uma iniciativa ecológica e remanescente de um passado que confere a Itapira  certo pioneirismo na preservação ambiental. Já se ensinava naquela época, a amar a natureza, como queria o prefeito Jacintho Franklyn Alvarenga da Cunha, de saudosa memória.

NOTA: Foto da árvore “grevillea robustas”, de origem australiana, plantada no dia 3 de maio de 1903 pelo prefeito Jacintho Franklyn Alvarenga da Cunha ( prefeito de 1902 a 1905 ). Esta árvore está plantada no início da Avenida dos Birís, ao lado do Museu Histórico.

Professora Diva Magalhães Raymonti com seus alunos - idos de 1942

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Alunos da Escola Particular Nossa Senhora da Penha, nos idos de 1942 – preparatório para o Ginásio do Estado – dirigida pela saudosa e querida professora Diva Magalhães Raymonti.
Na foto, eis um grupo de alunos ladeando dona Diva, dispostos na seguinte ordem, a partir da esquerda para a direita: SENTADOS – José Carlos Serra; Gilberto (Leto) Pereira Job; José Rocha Clemente; Fausto Finasi e Mariowaldo Avancini. EM PÉ, na mesma ordem (segunda fila): José Guerreiro; José Trani; Ulises Monezzi; Sebastião Breda; João Batista Risolla; José B. Alvarenga; José Ferreira Alves; Wilson Ricciluca; Weimar M. Moraes; Leone Torres; Firmino Gonçalves (Formiga); Paulo Almeida Serra; Paulo Fernandes: ?; Ranzatto e Marthos Fernandes. Na terceira fila: ?; Francisco (Anquinho) Siqueira; J. Avancini; Hortêncio Breda; Benedito Soares; Antônio Soares; Quinú; José Miguel Bittar e Euclides Avancini.

Professora Diva Magalhães Raymonti e suas alunas.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Alunas da Escola Particular Nossa Senhora da Penha – preparatório para o ginásio – dirigida pela emérita professora Diva Magalhães Raymonti, mestre que soube dar o melhor de si em prol do ensino em nossa cidade. Também lecionou por mais de três décadas no Grupo Escolar “Dr. Júlio Mesquita”. Na foto, dona Diva, como era carinhosamente chamada, ladeada pelas alunas do curso preparatório.
Na primeira fila, da esquerda para a direita: Yolanda Roque, Diva Clemente, Leila Ferreira Alves, Renée Azevedo, Therezinha Pupo Cintra, Eunice Ferraz de Campos, Diva Queluz e Gilda Ulhoa Cintra Pereira.
Na segunda fila, da esquerda para a direita: Terezinha Bonatelli Pinto, Ordália Stolf, Conceição Lorene Guinezi, Sophia Sarkis, Ruth Crosgnac, Maria Aparecida dos Reis, Ruth Gomes Pereira, Hilda Westin Cerqueira Leite, Gilza de Ulhoa Cintra Pereira e uma aluna que não conseguimos identificar.

Inauguração do Museu Histórico de Itapira.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha


Inauguração do Museu Histórico de Itapira

Em continuação à solenidade inaugural do Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”, publicada no domingo passado neste trissemanário, hoje divulgamos mais duas fotos daquele importante evento em nossa cidade, acontecido a 24 de outubro de 1972.
A primeira foto mostra parte dos presentes àquele ato, vendo-se da esquerda para a direita: a benemérita empresária itapirense, Carmen Ruete de Oliveira; Lygia de Almeida Serra; Benedita Papalardi; Júlia Luis Ruete, matriarca da família Ruete e Meire Pegorari. Atrás o reporte da Rádio Clube local, o jovem Paulo Andrade, que atualmente é empresário, presidente da Lowell.
Na segunda foto, momento em que era cortada a fita inaugural por Vinício Stein de Campos – diretor geral da Rede de Museus do Estado; Calil Filho – chefe de gabinete do governador Laudo Natel; Almirante Pedro Ernesto Carneiro Ribeiro – chefe da Marinha Aeronaval, e o prefeito Hélio Pegorari.

Implantação do Museu Histórico.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Implantação do Museu Histórico

A 24 de outubro de 1972, quando Itapira completava 152 anos de fundação, foi inaugurado solenemente o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, integrado à rede de museus da Secretaria Estadual da Cultura. No início, funcionou provisoriamente numa casa alugada, onde hoje está alojada parte da Câmara Municipal, na esquina da Rua João de Moraes com a XV de Novembro.
Nesse local, apoiado pelo então prefeito Hélio Pegorari, possuidor de um grande descortino administrativo, o museu foi tomando corpo, dirigido pelo seu primeiro diretor e implantador, Plínio Magalhães da Cunha. Nessa época, Plínio era funcionário do Departamento do Estado do Arquivo Geral do Estado, quando foi convidado pelo governo de São Paulo, para implantar, organizar e dirigir aquele importante órgão cultural em nossa cidade.
Mais tarde, na gestão do então prefeito Alcides de Oliveira que também visualizou a importância daquele órgão para Itapira, transformou, através de uma reforma substancial, a vetusta casa de tratamento de água, situada no Parque Municipal – sem comprometer a estrutura histórica da construção – no prédio que aloja condignamente até hoje aquele importante Instituto Cultural de nossa terra. Esse prédio foi inaugurado a 21 de abril de 1974.
Temos ainda a ressaltar, o precioso apoio que recebeu – desde a implantação do Museu, até hoje – da benemérita empresária itapirense, dona Carmen Ruete de Oliveira, que sempre se fez presente a todas reivindicações que lhe foram apresentadas por aquele órgão cultural, que tem como patrono o Comendador Virgolino de Oliveira, numa justa homenagem àquele benemérito empresário itapirense, que aqui trabalhou com dedicação, dando até sua própria vida em prol do povo e do progresso da terra em que nasceu, a sua querida Itapira.
Por decreto do governo de São Paulo, de 2001, o Museu foi desmembrado da rede estadual – a exemplo de outras cidades do interior – quando foi municipalizado. Na foto ocasião em que o prefeito Hélio Pegorari procedia em 24 de outubro de 1972, a abertura da solenidade inaugural do Museu Histórico, vendo-se da esquerda para a direita: Almirante Pedro Ernesto Carneiro Ribeiro, chefe da marinha aeronaval brasileira; Calil Filho, chefe de gabinete do governador Laudo Natel, que também o representou naquele ato; prefeito Hélio Pegorari; o implantador do Museu e seu primeiro diretor Plínio Magalhães da Cunha; Vinícios Stein de Campos, diretor geral da rede de museus do estado, e o presidente da Câmara Municipal de Itapira, Antônio Celidônio Ruete.
Em linhas gerais, foi assim que nasceu o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira de Itapira.