quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Papel como Suporte

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plinio  Magalhães da Cunha

O Papel como Suporte
Através de um intercâmbio cultural entre a Secretaria Estadual da Cultura e o Serviço Social do Comércio, o Museu Histórico e Padagógico Comendador Virgolino de Oliveira de nossa cidade, em 16 de novembro de 1980, quando ainda pertencia à rede de museus do Estado, organizou uma interessante exposição sobre a “ARTE E SEUS PROCESSOS, TENDO O PAPEL COMO SUPORTE”. Foi uma exposição temporária que atraiu um numeroso público, mostrando em detalhes aos visitantes a evolução do papel para uso artístico. Mostrou ainda como nasceu a necessidade de se registrar em um suporte, a produção cultural humana. Essa exposição apresentou detalhes curiosos, desde o aparecimento do papiro, do pergaminho, até a introdução do papel na Europa pelos árabes, e, a par disso, expôs as mais variadas técnicas de desenhos com pontas de metal, lápis, carvão, o giz, o pastel, o guache, a aquarela, além da gravura, xilogravura, impressão, e outras técnicas artísticas tendo o PAPEL como suporte. Essa exposição foi muito oportuna, pois serviu para favorecer o acesso do público, principalmente dos estudiosos, às expressões mais legítimas da cultura brasileira.

O presidente da Câmara, vereador José Ludovino Andrade e o prefeito Alcides de Oliveira quando descerravam a fita inaugural. Ainda na foto, a técnica do Museu, Maria Carmelita La Farina da Cunha.

Célia Monfredini, relações públicas do SESC, Antonio Tristão Filho, diretor do SESC, Plínio Magalhães da Cunha – diretor do Museu, a técnica do Museu – Maria Carmelita La Farina da Cunha e Antonio Arroio – orientador social do SESC.