quinta-feira, 16 de agosto de 2012

1903 - Ano da Primeira Festa da Árvore em Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

1903 – Ano da Primeira Festa da Árvore em Itapira
            Em tempos em que não se falava em ecologia e preservação ambiental, Itapira saía à frente, no dia 3 de maio daquele ano, com o ineditismo da Festa da Árvore. Era o começo do século, 1903, portanto há 109 anos, que essa festa do verde ganhou espaços solenes no recém-inaugurado Parque Municipal, hoje Juca Mulato, sob os auspícios promocionais do então prefeito Jacintho Franklyn Alvarenga da Cunha.
            Franklyn da Cunha cuidou com carinho dessa festa, que o nosso Museu Histórico “Comendador Virgolino de Oliveira” registra como acontecimento histórico, exemplo e lição de uma iniciativa engrandecedora para as gerações futuras.

CONVIDADO ILUSTRE

            O prefeito Franklyn da Cunha emprestou grandiosidade à Festa da Árvore, trazendo a Itapira o poeta e escritor Coelho Neto, que residia em Campinas e cuja inspiração e profundidade revelavam a versão colorida da natureza. Ele plantou um exemplar de pau-brasil defronte ao parque, mais tarde erradicado por paisagistas de plantão que reformularam a área. O prefeito foi mais feliz; plantou uma essência de “grevillea robustas”, espécime de origem australiana, que até hoje permanece a poucos metros do Museu. É bom lembrar que Coelho Neto redigiu de próprio punho a ata da festa, grafando num livro especial sua caligrafia impecável e ao estilo poético de sua lavra, cujo documento original, hoje faz parte integrante do rico acervo do nosso Museu Histórico.
            A árvore continua frondosa, pródiga em sombreamento e beleza. Um símbolo testemunhal e secular de uma iniciativa ecológica e remanescente de um passado que confere a Itapira certo pioneirismo na preservação ambiental. Já se ensinava naquela época, a amar a natureza, como queria o prefeito Jacintho Franklyn Alvarenga da Cunha, de saudosa memória.

Foto da árvore “grevillea robustas”, de origem australiana, plantada no dia 3 de maio de 1903 pelo prefeito Jacintho Franklyn Alvarenga da Cunha (prefeito de 1902 a 1905). Esta árvore está plantada no início da Avenida dos Birís, ao lado do Museu Histórico.

A Caixa d'água do Parque

- TEMPOS SAUDOSO -
Plínio Magalhães da Cunha

A Caixa d’água do Parque
Até hoje funciona como reservatório de água localizado no centro do parque “Juca Mulato”, ao lado do prédio do Museu Histórico “Comendador Virgolino de Oliveira”. A data de sua construção ainda pode ser vista no seu frontispício: setembro de 1897.
Essa caixa distribuía diariamente à cidade perto de 1.500.000 litros de água, com capacidade para abastecer cerca de 900 prédios.
A água ali capitada, provinha de quatro mananciais: o de Águas Claras, do Arrozal, da Mata (na fazenda Santa Adélia) e dos Macucos.
A beleza desse reservatório estava na sua parte superior, isto é, a que cobria toda a extensão com cimento armado para suportar o peso de um jardim – conhecido naquela época como “Jardim Suspenso” – onde ostentava uma enorme quantidade de plantas ornamentais, cultivadas com esmero pelos jardineiros João e Afonso. Lembro-me muito bem deles e desse jardim.
As plantas ali cultivadas também serviam para a ornamentação de todos os canteiros do parque, que após serem replantadas, apresentavam um agradável visual muito admirado pelos visitantes daquele logradouro.

Na foto em tela, vê-se ainda a saudosa “Avenida dos Birís”, cujas árvores na primavera ficavam revestidas de flores amarelas. Suas pétalas quando sopradas pelo vento, cobriam toda a extensão de seu leito, de onde descortinava no horizonte o azul da velha Mantiqueira.