quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

História do Café

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

História do Café
Em 1985 houve uma visita programada entre “Museu e Escola”, pelos alunos do Anglo acompanhados das professoras Mariana do Carmo de Almeida Cintra e Maria da Penha Cintra, ocasião em que foram recepcionados no Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”, pela museóloga Maria Carmelita La Farina da Cunha.
Após percorrerem todas as exposições daquele órgão, os visitantes, defronte a um painel adredemente preparado, ouviram uma explanação sobre a história do café no Brasil. Maria Carmelita explicou desde a vinda das mudas em 1727, trazidas da Guiana francesa por Francisco de Mello Palheta, até serem cultivadas na região norte do Brasil, mais precisamente em Belém do Pará. Daí, salientou Maria Carmelita – “foram levadas para outros estados brasileiros, e a partir de 1825, surgiu um novo ciclo econômico no país”.
Para completar o tema escolhido, os alunos foram convidados a visitar a Cafeeira da Mogiana, sendo gentilmente recebidos pelo diretor Alberto Mendes, daquela modelar empresa itapirense. Depois de percorrerem todos os setores da Cafeeira, os visitantes assistiram a uma importante explanação de Mendes, sobre o ciclo cafeeiro no Brasil, quando ressaltou que, “o café, além de ter sido fonte de muitas das nossas riquezas, permitiu também alguns feitos extraordinários”. Salientou ainda que – “o café brasileiro é conhecido em todo mundo, principalmente o tipo A, qualidade do café santista, pelo fato de ser o porto de Santos um dos principais exportadores do produto”.
Mendes, muito aplaudido, após uma verdadeira aula aos visitantes, explicou também minuciosamente como se faz a seleção dos principais tipos de café, até chegar ao mercado interno e aos exportadores.
Foi realmente uma visita muito proveitosa, pois os alunos obtiveram conhecimentos interessantes sobre a cafeicultura brasileira e a importância do café na atualidade.

No Museu, Maria Carmelita La Farina da Cunha diante do painel ali preparado, quando falava aos visitantes.

O diretor Alberto Mendes, da Cafeeira da Mogiana, quando expunha aos alunos do Anglo, as principais técnicas usadas na seleção do café.