sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um Grande Lider - Virgolino de Oliveira.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Um Grande Líder.
A Usina N. S. Aparecida, fundada pelo itapirense Comendador Virgolino de Oliveira, desde os primórdios de sua existência recepcionava figuras ilustres pertencentes aos mais elevados escalões da política nacional, dentre eles governadores, ministros, deputados federais e estaduais, como também prefeitos e vereadores de Itapira e região. Ali era considerado o ponto  de encontro de altas autoridades quando visitavam Itapira, ocasião em que, os nossos vereadores, prefeitos e empresários eram convidados pelo anfitrião a fim de reivindicarem importantes benefícios para a nossa gente.
Virgolino foi um grande líder, um verdadeiro idealista que se fazia sempre presente nas mais legítimas aspirações do povo itapirense, haja vista que, se não fosse sua têmpera de homem público, de seu bairrismo e dedicação a Itapira, nossa cidade não teria conseguido o primeiro Ginásio do Estado (em 1939), a criação da Escola Normal “Elvira Santos de Oliveira”, a construção da nova Igreja Matriz de N. S. da Penha, o novo Reservatório de Água, além de outros importantes benefícios.
Para ilustrar a sua liderança na política local, veiculamos nesta edição de Tempos Saudosos do Jornal Tribuna de Itapira, duas fotos, nas quais Virgolino de Oliveira está em sua residência na Usina, recebendo em 1951 políticos e autoridades itapirenses a fim de participarem de uma reunião com o Secretário da Educação do Estado, professor Juvenal Lino de Mattos, que também era deputado estadual e seu grande amigo.
Virgolino sempre seguiu o velho e famoso ditado popular de que – “A união faz a força”, porque sem a união de esforços torna-se tudo mais difícil.

Da direita para a esquerda: o Secretário da Educação – professor Juvenal Lino de Mattos; o cartorário Noé de Oliveira  Rocha; o anfitrião Virgolino de Oliveira; o assessor de gabinete do Secretário; (?) e Anízio Simões. Atrás: jornalista Benedito Martins; vereador Benedito Serra; Américo Boretti; Ariovaldo Pereira da Cruz e vereador Olívio Cintra de Andrade.

Na mesma ordem: vereador Nillo Boretti; vereador João Moro; professor Juvenal Lino de Mattos; João Batista Rossi e seu filho vereador Hildebrando José Rossi; vereadores  Olavo Job; Marcello Avancini e o anfitrião Virgolino de Oliveira.