quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

1972 - Reencontros

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

1972 – Reencontros.
Quando voltei à minha querida Itapira em 1972, designado pelo governo de São Paulo para implantar e dirigir a Museu Histórico e Pedagógico “ Comendador Virgolino de Oliveira”, participei de uma recepção na Usina N. S. Aparecida, a convite de dona Carmen Ruete de Oliveira, uma criatura excepcional e amiga, que tem sob sua responsabilidade um dos mais opulentos patrimônios históricos de Itapira – a vida e a obra admiráveis de Virgolino de Oliveira.
Apresentado aos seus convidados pela gentil anfitriã, qual não foi a minha agradável surpresa quando deparei com alguns amigos, dentre eles, o prefeito Hélio Pegorari – grande administrador, homem probo e muito estimado em sua terra natal. Hélio foi meu colega de classe no tradicional Ginásio do Estado de nossa cidade.
Revi também naquela feliz oportunidade, outro dileto amigo e companheiro do Conselho Estadual de Cultura, em São Paulo – o estimado e conhecido poeta e escritor Paulo Bomfim, membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras.
Fiquei feliz em trocar idéias com o vereador Antônio Carlos Sette, casado com minha prima Maria Amélia da Cunha Sette, ocasião em que obtive notícias da família.
Esse dia foi repleto de alegrias e surpresas agradáveis que jamais esquecerei, porque me ofereceu a oportunidade de voltar no tempo, a um passado distante, e relembrar com saudades os momentos felizes de minha infância e juventude. Do tempo dos meus pais; do tempo em que eu freqüentava aquele local aprazível, hoje enfeitado pela obra magnífica de um parente do lado paterno, de quem ainda guardo muitas recordações e saudades – Virgolino de Oliveira.
Após a morte de seu criador, essa Usina continuou a florecer, graças à têmpera de sua esposa – Carmen Ruete de Oliveira, e mais tarde, de seus filhos – Carmen Aparecida, Virgolino e Hermelindo – que unidos para um mesmo ideal, souberam com muito amor, trabalho, dedicação e perseverança dar continuidade à obra deixada pelo querido esposo e pai.
Foi realmente um dia memorável, que me deixou embevecido por tantas lembranças...

Visita à Usina Nossa Senhora Aparecida em 1972, vendo-se da esquerda para a direita: o poeta Paulo Bomfim, príncipe dos poetas brasileiros e membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras; o saudoso prefeito Hélio Pegorari; vereador Antônio Carlos Sette e Plínio Magalhães da Cunha, diretor e implantador do Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira de nossa cidade.