sexta-feira, 8 de abril de 2011

Diretas Já.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

BRASIL – “DIRETAS JÁ”
Quando em 25 de janeiro de 1984 a cidade de São Paulo completava 430 anos de fundação, cerca de 20 mil pessoas participaram de um grande comício na Praça da Sé – defronte a Catedral Metropolitana – a fim de protestar contra o regime militar que se instalou no Brasil desde 15 de abril de 1964. Foi um verdadeiro grito de protesto em prol das eleições diretas, visando a volta do regime democrático em nosso país.
Esse importante e corajoso gesto de São Paulo tornou-se um movimento histórico que tomou corpo e se repetiu na noite de 16 de abril de 1984, ocasião em que, mais de um milhão de pessoas ocuparam literalmente o Vale do Anhangabaú, na Capital paulista, exigindo a volta da democracia e as “DIRETAS JÀ”.
Esse legítimo movimento popular ecoou por todos os rincões deste gigante Brasil, acompanhando atentamente o desenrolar dos acontecimentos políticos.
Assim, aos poucos, apesar de muitos tropeços de percurso, o povo brasileiro conseguiu finalmente livrar-se do odioso regime antidemocrático, e assistir a vitória de seus lídimos ideais, vendo surgir a sétima Constituição brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988 -29 anos após o fatídico golpe militar de 1964.

Eis um “flash” bastante sugestivo do comício pelas “DIRETAS JÁ”, realizado na Praça da Sé, em São Paulo, defronte a Catedral Metropolitana. Da direita para a esquerda vê-se – de mãos dadas – o deputado federal Ulisses Guimarães, Tancredo de Almeida Neves, o Governador de São Paulo, Franco Montoro e sua esposa Lucy Franco Montoro.