quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Velha Praça da Matriz

 - TEMPOS SAUDOSOS - 
Plínio Magalhães da Cunha

A Velha Praça da Matriz
Vista parcial da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha – Padroeira de Itapira – situada na Praça da Matriz ou Bernardino de Campos, construída no início do século XIX e, demolida em 1955, para dar lugar ao novo templo.
Nessa época, o adro da igreja ostentava um jardim muito bem cuidado, florido; os bancos de granito traziam os nomes dos doadores; os postes de iluminação eram artisticamente trabalhados e entrelaçados pelas alamandas com suas flores amarelas.
Esse jardim estendia-se até alcançar a frente do Clube XV de Novembro.
Volteando todo o local, existia uma passarela, onde, aos domingos após a missa das 10:00Hs, ou então, à noite, depois do término da sessão cinematográfica do Cine Paratodos, as moças circulavam alegres e descontraídas, enquanto que os rapazes faziam o trajeto em sentido contrário – mas fora da calçada – trocando olhares com as garotas.
Isso tudo acontecia infalivelmente sempre aos domingos. A mocidade itapirense esperava ansiosa o próximo passeio na praça, aguardando esperançosa para rever sua namorada ou namorado.
Alegrando todo o ambiente, não faltava a nossa querida Banda Lira Itapirense executando seus dobrados, suas partituras bem ensaiadas, no belíssimo coreto da praça.
Era realmente um tempo ditoso, repleto de sonhos e esperanças de uma juventude sadia e alegre.

Hoje, parece que as criaturas não são mais alegres, comunicativas, apenas caminham apressadas sem notar a beleza da vida e que o tempo não existe, pois o que realmente existe somos nós.