domingo, 17 de julho de 2011

TV Globo no Museu

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

TV Globo no Museu
Itapira sempre cultuou com civismos o movimento revolucionário do povo paulista contra a ditadura de Getúlio Vargas, haja vista que até hoje relembra com respeito duas datas importantes: a de 23 de maio de 32, dia do Soldado Constitucionalista, e a de 9 de julho de 1932, dia que marcou o início da revolução, quando o povo de São Paulo pegou em armas dizendo um basta aos desmandos de Vargas.
Como Itapira foi palco de acirrados combates, o nosso Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”, guarda e preserva com carinho em seu rico acervo histórico, um manancial de importantes peças e documentos que falam de perto da Epopéia Paulista de 1932.
Tendo conhecimento dessa peculiaridade do Museu Histórico local, em julho de 1992, a TV Globo enviou a Itapira uma equipe de profissionais daquela conceituada rede de televisão, a fim de colher subsídios para a elaboração de um documentário sobre o acontecimento histórico, e o sacrifício dos nossos antepassados que deram a vida em holocausto à liberdade, fato que jamais poderá ser esquecido, porque esse destemor do povo de São Paulo serviu de inspiração aos ideais do povo deste Brasil gigante.
O documentário da Globo foi realmente um sucesso, deixando vincado na memória de quem o assistiu, o heroísmo e a bravura do povo paulista, para que o Brasil voltasse a ter a sua Constituição.

            A museóloga Maria Carmelita La Farina da Cunha, quando mostrava à equipe da TV Globo, parte do acervo histórico do Museu.

           O saudoso prefeito Alcides de Oliveira, que também foi ex-combatente de 32, quando concedia entrevista ao jornalista da Globo, Raul Dias Filho, ladeado pelo diretor do Museu – Plínio Cunha e da museóloga Maria Carmelita da Cunha.