terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Um Grande Líder

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Um Grande Líder
Em 15 de março de 1901, nascia Virgolino de Oliveira em Itapira, no sítio denominado das Palmeiras, propriedade de seus pais. Durante sua existência foi um líder nato, um verdadeiro pioneiro não só no campo empresarial como também nos destinos políticos de nossa terra, conseguindo trazer para o município grandes benefícios, sendo até hoje relembrado com respeito e saudade. Sobre sua vida, assim se expressou o poeta Paulo Bomfin, da Academia Brasileira e Paulista de Letras: “A existência de Virgolino foi um ato de semear... e as sementes que deixou sobre a terra floresceram e hoje dão agasalho e labor”. Na Usina de N.S. Aparecida, por ele criada, desde os primórdios de sua existência ali eram recepcionadas ilustres personalidades pertencentes aos mais elevados escalões da política nacional, dentre elas governadores, ministro, deputados federais e estaduais, além de vereadores e empresários de Itapira e região.
Virgolino foi um grande líder, um verdadeiro idealista que se fazia sempre presente nas mais legítimas aspirações do povo itapirense, haja vista que, se não fosse sua têmpera de homem público, de seu bairrismo e dedicação a Itapira, nossa cidade não teria conseguido o primeiro Ginásio do Estado (em 1939), a criação da Escola Normal “Elvira Santos de Oliveira” em 1952, a construção da nova Igreja Matriz de N. S. da Penha, o novo Reservatório de Água, além de outros importantes benefícios.
Para ilustrar a sua liderança na política local, veiculamos nesta edição de Tempos Saudosos do Jornal Tribuna de Itapira, duas fotos, nas quais Virgolino de Oliveira está em sua residência na Usina, recebendo em 1951 políticos e autoridades itapirenses a fim de participarem de uma reunião com o Secretário da Educação do Estado, professor Juvenal Lino de Mattos, que também era deputado estadual e seu grande amigo.

Da esquerda para a direita: o Secretário da Educação – professor Juvenal Lino de Mattos; o cartorário Noé de Oliveira Rocha; o anfitrião Virgolino de Oliveira; o assessor de gabinete do Secretário e Anízio Simões. Atrás: jornalista Benedito Martins; vereador Benedito Serra; Américo Boretti; Ariovaldo Pereira da Cruz e vereador Olívio Cintra de Andrade.

Na mesma ordem: vereador Nillo Boretti; vereador João Moro; professor Juvenal Lino de Mattos; João Batista Rossi e seu filho vereador Hildebrando José Rossi; vereadores Olavo Job; Marcello Avancini e o anfitrião Virgolino de Oliveira.