quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vista Parcial do Parque Municipal

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Vista Parcial do Parque Municipal
Centro do Parque Municipal “João Pessoa”, hoje “Juca Mulato”, nos idos de 1920. Nota-se o Coreto, onde a banda Lira Itapirense executava os seus dobrados; o Ford “bigode”, tendo ao lado o seu proprietário Coronel Francisco Vieira e, em pé, perto do Coreto, o médico itapirense dr. Joaquim Vieira Filho (Quinzote), irmão de Francisco Vieira. Ao fundo da foto aparece parte da caixa d’água, cuja cobertura ostentava o famoso “jardim suspenso”, onde as plantas ornamentais eram cuidadas com esmero pelos saudosos jardineiros João e Afonso.
Esse jardim foi destruído, sendo substituído por uma pista de patinação e, logo mais tarde, por uma lanchonete que acabou tendo o mesmo fim.
Hoje, ali está apenas uma carcaça de cimento armado – diga-se de passagem, horrível – aguardando um “estalo de Vieira” ou de algum responsável por aquele logradouro, que por muito tempo foi conhecido como o “cartão de visita” da nossa Itapira, orgulho dos itapirenses.

Visita de Adhemar de Barros a Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Visita de Adhemar de Barros a Itapira
Em abril de 1949, o candidato ao governo do Estado de São Paulo – pelo Partido Social Progressista (PSP) – Adhemar Pereira de Barros, visitou Itapira, a convite de seu amigo e líder político local, o saudoso Comendador Virgolino de Oliveira, cujo aniversário natalício é comemorado no dia 15 de março.
Adhemar e sua comitiva foram recepcionados pelas autoridades e correligionários no diretório central do PSP, situado à Praça Bernardino de Campos, ao lado da igreja matriz de N. S. da Penha.
O ilustre visitante cumpriu um extenso programa durante sua permanência em Itapira, visitando diversos pontos, dentre eles, algumas indústrias.

Na foto acima, o candidato Adhemar de Barros quando era recepcionado no comitê central, vendo-se da esquerda para a direita: Flávio Thomaz de Aquino; vereador Antonio Caio; vice-prefeito dr. Aquiles Galdi; prefeito Virgolino de Oliveira (1949 e 1950); senador Euclides Vieira, irmão de outro político itapirense, o Coronel Francisco Vieira; o candidato Adhemar de Barros; o professor Miguel Realli; o deputado estadual André Nunes Júnior, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo; vereador Marcelo Avancini (de perfil) e alguns membros da comitiva ademarista.

Outro “flash” da visita de Adhemar de Barros e sua comitiva à fábrica de chapéus Sarkis, onde foi recebido pelo diretor-presidente Sebastião Jader Sarkis e funcionários, dentre eles o conhecido esportista de nossa terra, Benedito Leitão Sobrinho, o estimado e saudoso Joca Leitão, que aparece todo sorridente cumprimentando o ilustre visitante. Vê-se ainda, José Galli, o vereador Antonio Caio e o industrial Comendador Virgolino de Oliveira, anfitrião do candidato populista a Itapira.

Visita de Washington Luiz a Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Visita de Washington Luiz a Itapira
A Praça dr. Bernardino de Campos toda engalanada em 1921, para receber a auspiciosa visita do dr. Washington Luiz Pereira de Souza, 11º Presidente Republicano e também governador de São Paulo de 1º de maio de 1920 a 1º de maio de 1924. O ilustre visitante foi recebido calorosamente pela população local e pelo prefeito da época, Coronel Francisco Vieira, conceituado político itapirense. Chico Vieira foi o primeiro deputado estadual de nossa terra a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado, no período de 1936 a 1937.
Naquela oportunidade, o governador de São Paulo foi festivamente saudado pelas autoridades locais, Banda de Música e com um magnífico coral dos alunos do recém criado Grupo Escolar “dr. Júlio de Mesquita”, do qual fazia parte a aluna e hoje saudosa professora Maria Suzana Pereira da Silva.
Durante sua estada em Itapira, o governador Washington Luiz percorreu a cidade ficando encantado com os pontos turísticos, principalmente com o Parque Municipal “João Pessoa”, hoje “Juca Mulato”, e o Cruzeiro – símbolo de fé do povo itapirense – implantado em 1902, locais considerados aprazíveis, de onde descortina uma vista privilegiada pela natureza. Diante da beleza do local, aquela autoridade do nosso Estado, cognominou nossa terra de “ITAPIRA, A LINDA”, palavras que ficaram gravadas nos corações dos itapirenses, palavras que até hoje são lembradas e cantadas em prosa e verso. Na foto que ilustra esta matéria, nota-se o Coreto, todos os postes de iluminação da praça decorados com folhagens entrelaçadas, muitas bandeirolas paulistas e brasileiras, e um obelisco construído em madeira, onde se lê na parte superior: “SALVE WASHINGTON LUIZ”. Ao fundo, a antiga residência do Cel. Joaquim Ignácio de Alvarenga Cunha, posteriormente do casal dr. Névio Bicudo e da pianista e compositora Maria Amélia da Cunha Bicudo, pais da saudosa dona Dedé Bicudo Cruz. Esse vetusto casarão, atualmente deu lugar ao prédio ocupado pelo HSBC. Ainda à direita da foto, vê-se outro prédio, tendo no seu frontispício a inscrição: ”MANSÃO CLUBE PENHA”.
OBS: na foto, alguns dos detalhes mencionados somente foram vistos graças ao auxílio do computador.
Finalizando, faço uma pergunta: - Se o governador Washington Luiz viesse hoje a Itapira, ficaria embevecido com os pontos visitados em 1921, e proferia novamente as mesmas palavras: - “ITAPIRA, A LINDA”? As ilações ficam por conta do leitor.

Escolas Particulares

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Escolas Particulares
Itapira sempre contou com enumeras escolas particulares, algumas delas, antes mesmo de nossa cidade ser dotada do centenário e querido Grupo escolar “dr. Júlio Mesquita”.
Dentre as mais antigas – as que me recordo – a do professor Miguel Cardim, da professora dona Bena de Souza Ferreira, da professora dona Maria Luiza Vieira, das professoras dona Diva Magalhães Raymonti, dona Iracema Costa Martinez (dona Zita), dona Clarice Aguiar, e tantas outras que também prestaram relevantes serviços a Itapira na importante área educacional.


A foto acima mostra uma classe mista da professora dona Clarice Aguiar, que aparece bem ao centro, contornada por uma plêiade de alunos posando para a posteridade.
Foi-me impossível identificar todos, mas para facilitar nossos leitores, irei numerar alguns que foram reconhecidos: na primeira fila (sentados no chão) 3 – Paulo Guerra; 7 – Décio Queluz. Na segunda fila: 1 – Maria Terezinha Avancini; 2 – Suzana Rodrigues da Silva; 5 – Madalena Rodrigues da Silva e a professora dona Clarice Aguiar. Na terceira fila: 4 – José Walfredo Riboldi; 6 – Benedito Passarella e 7 – Jair Amaral. Na quarta fila (em pé): 5 – Maria de Lourdes Rocha Oliveira; 6 – Maria Ondina Marella; 7 – Maria Clara Serra.
Nota: Soube que nesta foto também estão os alunos: Dolly Modonezzi; Claudete Avancini e Ayrton Rogatto – que não foram identificados. Quanto aos demais poderão ser reconhecidos pelos leitores.