quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Visita de Washington Luiz a Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Visita de Washington Luiz a Itapira
A Praça dr. Bernardino de Campos toda engalanada em 1921, para receber a auspiciosa visita do dr. Washington Luiz Pereira de Souza, 11º Presidente Republicano e também governador de São Paulo de 1º de maio de 1920 a 1º de maio de 1924. O ilustre visitante foi recebido calorosamente pela população local e pelo prefeito da época, Coronel Francisco Vieira, conceituado político itapirense. Chico Vieira foi o primeiro deputado estadual de nossa terra a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Estado, no período de 1936 a 1937.
Naquela oportunidade, o governador de São Paulo foi festivamente saudado pelas autoridades locais, Banda de Música e com um magnífico coral dos alunos do recém criado Grupo Escolar “dr. Júlio de Mesquita”, do qual fazia parte a aluna e hoje saudosa professora Maria Suzana Pereira da Silva.
Durante sua estada em Itapira, o governador Washington Luiz percorreu a cidade ficando encantado com os pontos turísticos, principalmente com o Parque Municipal “João Pessoa”, hoje “Juca Mulato”, e o Cruzeiro – símbolo de fé do povo itapirense – implantado em 1902, locais considerados aprazíveis, de onde descortina uma vista privilegiada pela natureza. Diante da beleza do local, aquela autoridade do nosso Estado, cognominou nossa terra de “ITAPIRA, A LINDA”, palavras que ficaram gravadas nos corações dos itapirenses, palavras que até hoje são lembradas e cantadas em prosa e verso. Na foto que ilustra esta matéria, nota-se o Coreto, todos os postes de iluminação da praça decorados com folhagens entrelaçadas, muitas bandeirolas paulistas e brasileiras, e um obelisco construído em madeira, onde se lê na parte superior: “SALVE WASHINGTON LUIZ”. Ao fundo, a antiga residência do Cel. Joaquim Ignácio de Alvarenga Cunha, posteriormente do casal dr. Névio Bicudo e da pianista e compositora Maria Amélia da Cunha Bicudo, pais da saudosa dona Dedé Bicudo Cruz. Esse vetusto casarão, atualmente deu lugar ao prédio ocupado pelo HSBC. Ainda à direita da foto, vê-se outro prédio, tendo no seu frontispício a inscrição: ”MANSÃO CLUBE PENHA”.
OBS: na foto, alguns dos detalhes mencionados somente foram vistos graças ao auxílio do computador.
Finalizando, faço uma pergunta: - Se o governador Washington Luiz viesse hoje a Itapira, ficaria embevecido com os pontos visitados em 1921, e proferia novamente as mesmas palavras: - “ITAPIRA, A LINDA”? As ilações ficam por conta do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário