quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

1902 - O Cruzeiro do Parque

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

1902 – O Cruzeiro do Parque
Em tempos remotos, quando não se falava em ecologia e preservação ambiental, o terceiro prefeito de Itapira – de 1902 a 1905 – Jacintho Franklin Alvarenga da Cunha (meu avô), saía à frente determinando a construção do Parque Municipal “João Pessoa”, hoje “Juca Mulato”. Fez abrir a Avenida dos Birís e implantar o Cruzeiro no local mais elevado daquele logradouro público.
Nessa época o parque era todo arborizado e ajardinado com muito esmêro. Seus canteiros bem delineados e floridos ostentavam placas bem visíveis com os dizeres: “A preservação deste jardim está afeto ao público”.
Era realmente um local aprazível, convidativo para um “relax”, e muito freqüentado não só durante o dia, mas também à noite. Os itapirenses lá compareciam com seus familiares para usufruírem algumas horas agradáveis, principalmente durante o verão.
Aquele local tornou-se famoso e muito freqüentado, sendo considerado o “cartão de visita” de Itapira, o que levou o Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luiz Pereira de Souza, quando aqui esteve em 1921, a proferir a célebre frase: “Itapira, a linda!”
Agora com a recente reforma do Cruzeiro, diga-se de passagem, um local há muitos anos abandonado pelo poder público, espera-se que essa melhoria também se extenda por toda a área do parque – atualmente muito judiada – tornando-a novamente a ser considerada um dos pontos turísticos de Itapira e da região.

Aspecto do Cruzeiro em 1902.

Hoje, após ser reformado em 2010.


Hoje, após ser reformado em 2010.