quinta-feira, 2 de junho de 2011

Praça da Matriz - 1940

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Praça da Matriz – 1940
A foto em tela mostra uma vista parcial da Praça dr. Bernardino de Campos, obtida da torre da velha igreja matriz de N. S. da Penha, nos idos de 1940.
No primeiro plano, à esquerda da foto, vê-se o sempre lembrado e histórico “coreto da praça”, como era conhecido. Ali, nas noites domingueiras e nos dias festivos era ocupado pela nossa querida e centenária Banda Lira Itapirense, ocasiões em que executava suas retretas alegrando com seu belo repertório todo o ambiente.
Esse coreto serviu por muitos anos como palco para receber visitantes ilustres, ocasião em que eram saudados pelas autoridades e aplaudidos pelo povo itapirense postado ao longo da praça.
Ao fundo nota-se perfeitamente a bela fachada do prédio ocupado pelo Clube XV de Novembro, hoje sede do Circulo Italiano de Itapira, tendo ao lado um terreno ainda vazio que fora ocupado por outra construção antiga, mas demolida a fim de dar lugar ao futuro prédio da Caixa Econômica Estadual, pois tanto é verdade que, nesse local foi até assentada solenemente a pedra fundamental para a construção daquela autarquia.
A solenidade contou com a presença do Interventor Federal de São Paulo, dr. Fernando Costa, que veio a Itapira a convite do Prefeito dr. Hortêncio Pereira da Silva (1942 a 1945) para prestigiar o evento (estive presente).
Mais tarde – coisas da política – ali foi construído o Edifício Wanderley Zázera, ficando o atual prédio da Caixa Econômica, hoje pertencente ao Banco do Brasil, localizado à Rua Francisco Glicério, onde funciona até hoje com suas acomodações que deixam muito a desejar.