- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha
Aula inaugural no Ginásio do Estado em 15 de fevereiro de 1944, no prédio (mostrado na edição deste trissemanário no domingo passado), que hoje é ocupado pela sede da Prefeitura Municipal. Esse importante evento para nossa terra, aconteceu, solenemente, no andar superior daquele imóvel, precisamente na sala onde também já funcionou a Câmara Municipal. O ato inaugural foi prestigiado pelo então juiz de direito da comarca, dr. Áureo de Cerqueira Leite, contando com as presenças de autoridades locais, de professores do recém criado ginásio, de religiosas e convidados especiais.
Na foto em tela, vê-se entre os presentes, da direita para a esquerda: dr. Belmiro de Oliveira; Benedito Alves de Lima; o benemérito itapirense Virgolino de Oliveira; professora Wilma de Toledo Barros (ciências naturais); o delegado de polícia dr. Walli; professora Maria Victória Lanzi Lyra (música); cel. Francisco Cintra e, logo atrás, a bibliotecária Zelma de Oliveira Machado; o prefeito Caetano Munhoz, um dos baluartes para que Itapira conseguisse o primeiro estabelecimento de ensino secundário; o juiz de direito, dr. Áureo de Cerqueira Leite (usando a tribuna); professor Péricles Galvão (diretor); professores Ramiro de Almeida Catulé (português); Saturnino Gonzales (desenho); Adriano Tedesco (educação física) e Hermínio de Aquino (matemática).
Essa efemérides foi realmente um importante acontecimento histórico em nossa cidade, quando a união de esforços da população itapirense, aliada ao trabalho dos políticos da época, viram seus ideais coroados de êxitos, nascendo assim, o nosso tão sonhado e sempre querido Ginásio do Estado, por onde já passaram nesses 68 anos de vida, milhares de jovens itapirenses em busca do saber, de mais uma etapa da vida escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário