sábado, 25 de outubro de 2014

Escola Particular de dona Zita

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães de Cunha

Escola Particular de dona Zita
Quem não se lembra (os mais velhos, é claro, pois a foto é de 1935), da Escola Particular de dona Zita – professora Iracema Costa Martinez – ali na Rua João de Moraes, numa antiga casa que deu lugar à residência do Sr. José Serra.
Dona Zita, como era carinhosamente chamada, fora casada com o estimado PM, o soldado Sr. Félix Martinez.
Era quituteira de mão cheia, sendo famosos seus bolos e doces. Também confeccionava aqueles cartuchos em cartolina e papel crepom, muito enfeitados e coloridos, trazendo em seu bojo os famosos docinhos caseiros, que faziam a alegria da criançada da época, ou então, leiloados nas festas beneficentes da Matriz de N.S. da Penha, servindo de leiloeiro o saudoso Sr. Raul Arruda (pai do sempre lembrado dr. Murilo Arruda).
Suas balas de ovos eram sensacionais, sem rival!
Como professora, dona Zita era paciente, mas enérgica, mantendo numa sala de sua residência a sua escola, freqüentada por centenas de alunos ali matriculados no ensino primário (do 1º ao 4º ano).
A foto em tela me foi fornecida pelo saudoso professor Dib Jauhar, retratada por volta de 1937. Mostra uma das classes – durante o recreio – no quintal da casa de dona Zita, onde se vê todos os alunos comportados e de braços cruzados posando para o fotógrafo da época.
Muitos alunos, infelizmente, não conseguimos identificar.
Começando pela primeira fila, em pé, da esquerda para a direita: o Manoel Marques (Zito do Bar); Sebastião; Luchetti; José Carlos da Cunha Rocha; a professora dona Zita; Cruz; o Flávio Barretta; Aristides e mais dois alunos não identificados.
Na segunda fila (fila do meio), na mesma ordem e sentados no banco: José Ferreira Alves; Luís; Vilma; Divina; Maria de Lurdes (viúva do professor Ivalte Fernandes); Anésia; Fausto: Dib Jauhar; Piva e Barreta.
Na terceira fila (sentados no chão) – Mauro; Mercedes; Elza; Abigail; Ivone Simões (de óculos); José Boretti e mais um menino não identificado.
Era o tempo de outras escolas particulares, como a de dona Diva Magalhães Raymonti, de dona Luiza Vieira; dona Clarice Aguiar; de dona Bena de Souza Ferreira e de tantas outras educadoras pioneiras do ensino particular em Itapira, às quais rendemos nossas e justas homenagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário