quinta-feira, 24 de julho de 2014

Uma eleição histórica

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Uma eleição histórica
Aqueles que não conheceram ou não se lembram dos velhos tempos da política brasileira e de algumas personagens que fizeram história, eis aqui uma foto bastante sugestiva, quando Lucas Nogueira Garcez e Erlindo Salzano foram ao Rio Grande do Sul, mais precisamente a São Borjas, onde Getúlio Dornelles Vargas residia numa fazenda.
A razão precípua dessa visita da “dobradinha” paulista foi para buscar apoio político do ex-presidente Vargas, que apesar dos pesares, ainda era um grande líder nacional, e que iria disputar a Presidência da República pelo PTB, enquanto que, em São Paulo, Garcez e Salzano disputariam o Governo do Estado pelo P.S.P. (Partido Social Progressista).
O acordo vingou, tanto foi verdade que, logo surgiu o famoso “jingle” cantado em São Paulo: presidente Getúlio / Adhemar Senador / e Lucas Garcez / para Governador / é PTB é PSP / a três de outubro / nós vamos vencer.
E venceram mesmo! menos Adhemar que retirou sua candidatura para senador.
Na foto acima, da esquerda para direita: de óculos e terno claro, o meu amigo e colega de serviço na Secretaria do Governo – Benedito Sartini, que na ocasião ocupava a função de redator. Sartini era parente de Adagamus Sartini, ex-proprietário de um hotel aqui em Itapira, que levava o seu nome (Hotel Sartini). De braços cruzados – o médico Erlindo Salzano (candidato a vice de Garcez). De perfil, atrás de Salzano, outro colega da Secretaria do Governo, Edmundo Soares de Souza, irmão do ex-secretário da Fazenda do Estado – José Soares de Souza (com quem trabalhei mais de 20 anos), que, por sinal, esteve presente em Itapira na inauguração do Museu Histórico “Comendador Virgolino de Oliveira”, a 21 de abril de 1974. Outras três pessoas, não consegui identificar. A seguir, o anfitrião – Getúlio Vargas, e logo após. o conhecido repórter Tico-Tico. Por último, o candidato ao governo do estado, o engenheiro hidráulico Lucas Nogueira Garcez, professor da escola politécnica de São Paulo – eleito governador.
A guisa de curiosidade estava tudo certo de que o candidato do PSP a governador seria Miguel Reale (professor da cadeira de filosofia do direito do Largo São Francisco). Mas isso não aconteceu, ficando Garcez como candidato vencedor na convenção partidária.
Acompanhei de perto essas marchas e contra-marchas que causaram muitas celeumas políticas naquela ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário