quarta-feira, 23 de julho de 2014

Inauguração do Parque Municipal - 23/12/1902

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Inauguração do Parque Municipal - 23/12/1902
Quando Jacintho Franklin Alvarenga da Cunha foi o terceiro prefeito de Itapira, de 1902 a 1905, o nosso município experimentou naquela época um fantástico progresso.
Durante a sua gestão, Franklin da Cunha apoiado por um grupo de políticos influentes, inclusive por Alfredo Ramos de Azevedo, seu particular amigo aqui residente, que era irmão do famoso engenheiro Ramos de Azevedo, cuja estátua se acha localizada em São Paulo na Avenida Paulista – defronte ao Trianon e do Parque Avenida – conseguiu trazer para o nosso município inúmeros benefícios e melhoramentos, dentre eles salientamos a construção da represa na Ponte Nova, para que ali funcionasse a primeira Usina Hidroelétrica, inaugurada a 14 de maio de 1905, no último ano de sua gestão, quando também inaugurou a iluminação pública das ruas da cidade, cujo evento foi bastante comemorado, pois o velho sistema de lampião a gás foi substituído pelas lâmpadas incandescentes.
Determinou também a construção do parque Municipal, cuja inauguração aconteceu a 23 de dezembro de 1902 (foto), logradouro público considerado até hoje como um dos mais belos pontos turísticos de Itapira.
Interessante ainda destacar na foto, que o ano da inauguração do Parque Municipal (1902) estava delineado em plantas ornamentais, e logo acima, vê-se uma placa com os dizeres: “A guarda deste jardim está afeta ao público”.       
Franklin da Cunha mandou ainda abrir a Avenida dos Biris, e implantar em 1902, no alto da colina, o Cruzeiro. “É um marco importante, como ele sempre dizia, porque representa o símbolo da fé do povo itapirense”.
Fez realizar em Itapira a 3 de maio de 1903, a primeira Festa da Árvore, que contou com a presença marcante do poeta Coelho Neto. O ilustre visitante plantou ao lado do Grupo escolar Dr Júlio Mesquita uma árvore símbolo – Pau Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário