sábado, 17 de agosto de 2013

Homenagem e Gratidão

- TEMPOS SAUDOSOS - 
Plínio Magalhães da Cunha

 
Homenagem e Gratidão
Inauguração bastante concorrida da herma do Coronel Francisco Vieira, acontecida em 13 de agosto de 1947 (dia de seu aniversário natalício), na então belíssima e ampla Praça Bernardino de Campos. Na placa inaugural lê-se: “CHICO VIEIRA – HOMENAGEM E GRATIDÃO DE SUA ITAPIRA – 13/08/1947”.
Chico Vieira administrou Itapira por quase 20 anos. Foi o primeiro itapirense a ser eleito deputado estadual (1935 a 1937) pelo Partido Constitucionalista, quando ocupava o Governo de São Paulo o eminente Armando de Salles Oliveira. Era pai de Francisco Vieira Filho (Titico Vieira), que também ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa de São Paulo. Chico Vieira era irmão de outro itapirense ilustre, o engenheiro Euclides Vieira, que foi eleito o senador mais votado da República, e também ocupou o cargo de prefeito da cidade de Campinas.
Como combatente da Revolução Constitucionalista de 1932, o Cel. Francisco Vieira comandou um batalhão de voluntários de Itapira, passando por Eleutério até a divisa de minas Gerais (Sapucaí). Tomou parte ativa nos acirrados combates contra as forças ditatoriais de Getúlio Vargas no Morro do Gravi, onde muitos itapirenses e mogimirianos derramaram seu sangue precioso em holocausto à causa de São Paulo, mostrando ao Brasil, os seus nobres ideais revolucionários em defesa do respeito ao direito e às liberdades democráticas.
O Cel. Francisco Vieira empresta o seu nome ao Estádio Municipal de sua terra e ao Núcleo M. M. D. C de Itapira, da Sociedade Veteranos de 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário