sábado, 17 de agosto de 2013

A Velha Política Brasileira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

A Velha Política Brasileira
Aqueles que não conheceram ou não se lembram dos velhos tempos da política brasileira e de algumas personagens que fizeram história, eis aqui uma foto bastante sugestiva – dos idos de 1950 – quando Lucas nogueira Garcez e Erlindo Salzano foram ao Rio Grande do Sul, mais precisamente a São Borja, onde residia Getúlio Vargas.
A razão precípua dessa visita da dobradinha paulista àquela cidade gaúcha foi para buscar o apoio político do ex-presidente Vargas, que apesar dos pesares, ainda era considerado um grande líder nacional, e que iria disputar em 1950 a presidência da república pelo PTB, enquanto que, em São Paulo, Garcez e Salzano disputariam o governo do Estado pelo PSP (Partido Social Progressista).
O acordo vingou, tanto foi verdade que, logo surgiu em São Paulo o famoso “jingle”: presidente Getúlio / e Adhemar Senador / e Lucas Garcez / para Governador / é PTB é PSP / em três de outubro / nós vamos vencer... e venceram mesmo! menos Adhemar de Barros que retirou sua candidatura para o senado.
Na foto acima, vê-se da esquerda para a direita: de óculos e terno claro, Benedito Sartini, meu amigo e colega da Secretaria do Governo. Sartini tinha um parente em Itapira, Adagamus Sartini, que foi proprietário do Hotel Sartini. Continuando, de braços cruzados, o médico Erlindo Salzano – candidato a vice-governador de Garcez. A seguir aparecem três pessoas que não consegui identificar. Trajando paletó branco e cachecol, o anfitrião e candidato pelo PTB a Presidente da República – Getúlio Vargas. Entrevistando Getúlio, aparece o conhecido repórter paulista, “Tico-Tico”. Por último – atento à entrevista – o candidato a governador, o engenheiro Lucas Nogueira Garcez, professor da Escola Politécnica de São Paulo, foi eleito para o período de janeiro de 1951 a janeiro de 1955. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário