quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um Anúncio – 1923

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

 
Um Anúncio – 1923
Quando pesquisava alguns jornais do ”Cidade de Itapira” no Museu Histórico, referentes ao ano de 1923, qual não foi minha surpresa ao deparar com anúncios de uma Clinica Médico – Cirúrgica, que me deixou bastante curioso, pois eu ainda não era nascido. Esse anúncio traz o nome de dois médicos recém formados em 1922 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que por serem colegas e muito amigos, resolveram exercer a nobre profissão em Itapira.
Trata-se dos drs. Dante Pazzanese e João Pereira da Cunha (o dr. Cunha), meu saudoso pai.
Após quatro anos de clínica, o dr. Dante Pazzanese deixou nossa terra para instalar outra clínica similar em São Paulo, tendo, inclusive, insistido com o dr. Cunha para trabalharem juntos na Capital Paulista. Esse convite não vingou por razões óbvias, porque o dr. Cunha optou para continuar exercendo a medicina em sua terra natal, sua querida Itapira.
Instalou seu consultório e residência numa casa da rua João de Moraes nº 04 (atualmente 331) onde viveu por toda sua vida com seus familiares, exercendo ali de forma ininterrupta os 50 anos de clínica médica, sempre à disposição de seus amigos, clientes e da Santa Casa de Misericórdia.
O dr. João Pereira da Cunha foi homenageado emprestando o seu nome ao PPA – Central sito á rua Bentico Pereira, e também a uma rua no bairro denominado Penha do Rio do Peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário