terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tiro de Guerra - 282

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plinio Magalhães da Cunha

Tiro de Guerra – 282
A foto mostra uma apresentação dos reservistas itapirenses e mogimirianos, na Praça Bernardino de Campos, no dia 24 de outubro de 1917, quando Itapira completava 97 anos de fundação.
Após desfilarem garbosamente em regozijo à data magna de nossa terra, posaram para a posteridade, portando fuzis e as imprescindíveis “caixas de repiques”, responsáveis pela cadência do pelotão durante o desfile.
Ao lado do grupo, vê-se a partir da direita para a esquerda: uma pessoa não identificada; a seguir o prefeito de Itapira (de 1911 a 1923) Cel. Francisco Vieira, político influente daquela época. Foi o primeiro deputado estadual eleito de Itapira (de 1934 a 1937). Chico Vieira, como até hoje á carinhosamente chamado, era irmão de outro político importante que está ao seu lado na foto, o senador Euclides Vieira, que também foi prefeito de Campinas e foi casado com uma sobrinha neta de Rui Barbosa – o “Águia de Haia”. A seguir, entre dois oficiais do exército, a senhora Maria Aparecida Vieira Bueno, filha de Chico Vieira, que fora casada com o sr. Dorival Bueno – tio do ex-deputado federal e atual prefeito de Mogi-Mirim, o engenheiro Carlos Nelson Bueno. Ainda nessa foto vê-se o casarão do Cel. José de Souza Ferreira, e a parte superior do coreto, onde a nossa centenária Banda Lira Itapirense executava os famosos dobrados em suas retretas dominicais.
Nota-se também que, o piso da Praça Bernardino de Campos ainda era de “terra batida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário