terça-feira, 16 de novembro de 2010

Semana da Pátria

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plinio Magalhães da Cunha


Semana da Pátria
A partir deste domingo de novembro, estamos comemorando festivamente a Proclamação da República (dia 15) e o Dia da Bandeira (dia 19), duas datas importantíssimas da nossa história pátria.
Para homenagear essas efemérides marcantes para o Brasil, relembramos o ano de 1992, como o Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira” comemorou a Semana da Pátria. Naquela ocasião foram realizadas além das exposições alusivas às datas, palestras em coordenação daquele Instituto Cultural com as escolas locais, quando a técnica do museu, Maria Carmelita La Farina da Cunha, abordou com muita propriedade os temas relacionados aos dois acontecimentos históricos.
A palestrante mostrou na panóplia, as 13 bandeiras históricas do Brasil, descrevendo o significado de cada uma delas, iniciando pela bandeira da Ordem de Cristo, aquela que tremulou na esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500, culminando com a mais bela dentre todas, o símbolo maior de nossa Pátria – a Bandeira do nosso querido Brasil.
A Bandeira Nacional foi instituída pelo decreto nº4 de 19 de novembro de 1889. O projeto coube a Teixeira Mendes e foi defendido ardorosamente pelo Ministro da Guerra – Benjamin Constant, sendo imediatamente aprovado por marechal Teodoro da Fanseca.
A redação desse decreto coube ao ministro da fazenda, ao insigne Rui Barbosa – o “Águia de Haia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário