- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha
Salão de barbeiro pertencente ao sr. Almintare Gilberti, instalado na antiga rua da Estação, hoje José Bonifácio, por volta de 1920. Esse salão era um dos melhores e mais bem montados da cidade.
As duas cadeiras eram estofadas em couro, a fim de oferecer um melhor visual e conforto à sua exigente clientela.
Nessa época existiam apenas dois salões no centro da cidade; o da foto em tela e outro do sr. Amadeu Bucci.
O leitor poderá notar à frente, ao lado de uma das cadeiras, o proprietário do salão, Almintare Gilberti, e, mais atrás, o seu auxiliar.
Os armários que guarneciam o ambiente eram impecáveis e luxuosos, adornados de espelhos de cristal com acabamentos em mármore, inclusive o da pia, cuja torneira era niquelada.
Nas prateleiras dos armários, estavam bem visíveis aos clientes, vidros de loções, sabonetes, perfumes e outros artigos inerentes ao ramo de barbearia.
Nota-se ainda, chamando a atenção por causa do seu tamanho, uma lâmpada incandescente, e, ao seu lado, um lampião a querosene preso ao teto por correntes, pronto para ser usado na falta de energia elétrica.
Nota: à guisa de curiosidade, informamos que, a luz elétrica pública em Itapira foi inaugurada em 14 de maio de 1905, com muita festa, precisamente às 18:30 horas, contando com a presença das autoridades locais, de convidados especiais e do público que também prestigiou o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário