quinta-feira, 25 de junho de 2015

Pioneirismo Industrial

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha


Pioneirismo Industrial
Uma das indústrias mais antigas de nossa cidade foi fundada em 1894, há 121 anos!
Essa empresa, pertencia ao seu fundador, Adelelmo Boretti – membro do principal tronco da família Boretti de Itapira – e destinava-se à fabricação exclusiva de cerveja. Mais tarde, o seu proprietário deu origem à Indústria Adelelmo Boretti & Cia. e ao mesmo tempo, alargou as atividades da empresa, passando também a produzir outras bebidas, com ou sem álcool, dentre elas destacamos o Rhum Extra; Amargo Felsina; Vinho Quinado; Vermout; Fernet; Cognhac; Licor de Cacau; Licor Garibalde; as famosas Laranjinhas especiais, alegria da petizada da época; Palestra e a Água de Soda.
Esse estabelecimento fabril de nossa terra, ocupava um prédio próprio, muito bem instalado, obedecendo todos os requisitos necessários para um bom funcionamento. Estava situado na Ladeira do Cubatão, nº3 – à margem esquerda do Ribeirão da Penha.
Interessante destacar que, na Adelelmo Boretti & Cia. trabalhavam, além do Proprietário, mais três pessoas. A produção mensal das bebidas girava em torno de 100 dúzias.
Com o passar do tempo todos seus produtos eram considerados de primeira linha, tendo uma aceitação excelente não só em nossa cidade, mas também na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário