quinta-feira, 25 de junho de 2015

Entrega do pão em Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Entrega do pão em Itapira
Em nossa cidade, no início do século XX, a entrega do pão para a clientela era feita de maneira bem rústica, isto é, através de carrocinhas puxadas por tração animal.
Naquela época nossa cidade contava com onze padarias, sendo que três situavam-se na cidade, e oito nos arrabaldes. As mais conhecidas e que possuíam maior freguesia eram; Padaria Minerva, Padaria das Famílias e a Padaria Toscana. Essa última funcionava num casarão situado na praça da Igreja Matriz, onde hoje está um edifício de dois andares, ocupado pelo Cartório de Títulos. A Padaria Minerva localizava-se na esquina da confluência das ruas Rui Barbosa e XV de novembro, e pertencia à tradicional família Peres.
A massa do pão era sovada manualmente, isto é, no “muque” dos padeiros, e os fornos à lenha eram construídos com tijolos e barro, de onde os pães saiam quentinhos para serem entregues em domicílio através das famosas carrocinhas (vide foto), ou então vendidos nos balcões das padarias juntamente com o pão doce, roscas, broinhas, biscoitos de polvilho e outras guloseimas que alegravam a criançada.
Interessante notar que, cada pãozinho de 50gr. era vendido a Rs. 100 (cem réis) ou 1 tostão, e a clientela achava um abuso!
A guiza de curiosidade, eram três qualidades de pães mais vendidos em nossa velha Itapira: o pão d’água, o pão de fermento de batata e o pão de fermento de cerveja.
Mais tarde surgiu uma padaria mais incrementada, da estimada família Donatti, cujos produtos eram também entregues em domicílio pela famosa carrocinha do saudoso Tico Donatti, dentre eles os inigualáveis pão de ovos, de lingüiça, de queijo, além das tortilhas de banana cobertas com canela e açúcar, que promoviam a alegria da criançada... e dos adultos também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário