quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cinema em Itapira - 1927

- TEMPOS SAUDOSOS - 
Plínio Magalhães da Cunha

Cinema em Itapira - 1927
Cine Paratodos com sua platéia literalmente tomada pelo público, a fim de assistir ao filme “A Marca do Zorro”, exibido a 25 de março de 1927 pela então empresa cinematográfica Pereira & Cia. Essa empresa passou mais tarde a pertencer a Lopes & Moraes.
Na parte lateral da platéia, do lado direito, pode-se notar anúncios de outros filmes que seriam exibidos em outras oportunidades.
Atrás, bem no alto, nota-se a cabina de projeção e a arquibancada, que na época era chamada de “poleiro”, local em que as entradas eram bem mais baratas. Logo abaixo do “poleiro”, situavam-se os reservados para as autoridades e à imprensa.
Nessa foto conseguimos identificar dois meninos: do lado esquerdo de quem olha para a platéia, numa das cadeiras da frente, de boné e terno branco, o saudoso Luiz Norberto da Fonseca (ex-proprietário do prédio em que hoje funciona a farmácia 24 horas).
Do lado direito, vestindo uma roupa de marinheiro, de boné escuro, o garoto Carlos Eduardo Magalhães de Ornellas, o querido professor Carlito Ornellas, também de saudosa memória. Na terceira fileira, do lado esquerdo, bem no centro, usando um chapéu preto, o conhecido e estimado estafeta do correio local, Benedito Vieira, chamado carinhosamente de Dito Carteiro.
Bons tempos aqueles, quando o cinema era uma boa opção de divertimento e de lazer, mas atualmente, com o surgimento da TV, do vídeo e da Internet já está fora de moda, o que é uma pena.
A vida não passa, somos nós que passamos por ela, enquanto uns colecionam moedas e selos, eu coleciono memórias dos Tempos Saudosos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário