terça-feira, 11 de novembro de 2014

Casa dos Dois Leões

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Casa dos Dois Leões
Residência do fazendeiro Américo Augusto Pereira da Silva, construída no início do século passado, ou seja, 1930.
Essa residência era uma das mais bonitas de Itapira, e estava localizada na confluência das Ruas Campos Salles e Regente Feijó.
Esse imóvel chamava a atenção por ostentar sobre as duas pilastras que sustentavam o portão de entrada, dois leões esculpidos em mármore, adquiridos por Américo Pereira – como era carinhosamente chamado – em São Paulo, especialmente feito sob encomenda do fazendeiro.
Logo na entrada havia uma escadaria em mármore branco de Carrara – material importado e muito usado naquela época pela classe mais abastada – que dava acesso a um terraço coberto em forma de ele, ostentando nas paredes pinturas de paisagens bucólicas.
        Américo Augusto Pereira da Silva fora casado com Alzira Pereira de Oliveira, ambos de tradicionais famílias itapirenses. Era filho de Luiz Manoel Pereira da Silva (nascido em 11 de janeiro de 1834, e falecido em 04 de maio de 1899) e de Guilhermina Rodrigues do Nascimento, residentes na fazenda Bom Retiro, de sua propriedade.
Américo Augusto Pereira da Silva era descendente direto de Manoel Pereira da Silva, um dos fundadores da Penha do Rio do Peixe, hoje a nossa querida Itapira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário