domingo, 21 de setembro de 2014

Implantação do Museu Histórico

- TEMPOS SAUDOSOS - 
Plínio Magalhães da Cunha

Implantação do Museu Histórico
A 24 de outubro de 1972, quando Itapira completava 152 anos de fundação, foi inaugurado solenemente o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, integrado à rede de museus da Secretaria Estadual da Cultura. No início, funcionou provisoriamente numa casa alugada, onde atualmente está alojada a Câmara Municipal, na esquina da Rua João de Moraes com a XV de Novembro.
Nesse local, apoiado pelo saudoso prefeito Hélio Pegorari, possuidor de um grande descortino administrativo, o museu foi tomando corpo, dirigido pelo seu primeiro diretor e implantador, Plínio Magalhães da Cunha. Nessa época, Plínio era funcionário do Departamento do Arquivo Geral do Estado, quando foi convidado pelo governo de São Paulo, para implantar, organizar e dirigir aquele importante órgão cultural de nossa cidade.
Mais tarde, também na gestão do saudoso prefeito Alcides de Oliveira, que visualizou a importância daquele órgão para Itapira, transformou, através de uma reforma substancial, a vetusta casa de tratamento de água, situada no Parque Municipal – sem comprometer a estrutura histórica da construção – no prédio que aloja condignamente aquele importante Instituto Cultural de nossa terra. Esse prédio foi inaugurado a 21 de abril de 1974.
Temos ainda a ressaltar, o precioso apoio que recebeu da benemérita empresária itapirense, dona Carmen Ruete de Oliveira, que sempre se fez presente a todas reivindicações que lhe foram apresentadas por aquele órgão cultural, que tem como patrono o Comendador Virgolino de Oliveira, numa justa homenagem àquele benemérito empresário itapirense, que aqui trabalhou com dedicação, dando até sua própria vida em prol do povo e do progresso da terra em que nasceu, a sua querida Itapira.
Por decreto do governo de São Paulo, de 2001, o Museu foi desmembrado da rede estadual – a exemplo de outras cidades do interior – quando foi municipalizado. Na foto, ocasião em que o prefeito Hélio Pegorari procedia em 24 de outubro de 1972, a abertura da solenidade inaugural do Museu Histórico, vendo-se da esquerda para a direita: Almirante Pedro Ernesto Carneiro Ribeiro, chefe da marinha aeronaval brasileira; Calil Filho, chefe de gabinete do governador Laudo Natel, que também o representou naquele ato; prefeito Hélio Pegorari; o implantador do Museu e seu primeiro diretor Plínio Magalhães da Cunha; Vinícios Stein de Campos, diretor geral da rede de museus do estado, e o presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Antônio Celidônio Ruete.
Em linhas gerais, foi assim que nasceu o Museu Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira de Itapira.
A guiza de informação, o prédio que aloja o Museu Histórico Comendador Virgolino de Oliveira – devido ao sério desgaste pela ação do tempo – atualmente está passando por uma imprescindível reforma geral, iniciada em março deste ano, motivo pelo qual permanecerá fechado à visitação pública até o termino das obras em andamento.
Segundo informações obtidas na Secretaria da Cultura, ainda não se tem uma previsão para o funcionamento normal daquele órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário