quarta-feira, 23 de julho de 2014

O Símbolo da Fé

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha


O Símbolo da Fé
Na edição de hoje, estamos enfocando a belíssima Avenida do Cruzeiro (foto rara), no Parque Municipal, que se constituía no início do século passado, num dos pontos mais visitados daquele encantado logradouro público de nossa terra, que outrora foi considerado o cartão de visita de Itapira.
Às margens dessa avenida, além das árvores muito bem cuidadas (cedro), que exalavam um aroma característico e agradável nas tardes quentes de verão, era ainda cercada de ambos os lados – em toda sua extensão – de plantas ornamentais.
O leito da parte central dessa avenida era decorado de cascalhos brancos e negros, formando arabescos, propiciando ao visitante um visual muito bonito, indo terminar no topo do Cruzeiro, o Símbolo da Fé, ali implantado em 1902.
Daquele ponto privilegiado observava-se os mais pitorescos aspectos. Ao longe, na linha do horizonte, a serraria mineira, os morros dos Forões, da Forquilha, o Pelado – este último dentro do município de Monte Sião. Aqui e ali só algumas casas nos bairros dos Prados e do Cubatão. Mais adiante, verdadeiro quadro de paisagem bucólica a poetizar tudo, não faltando até os meandros do Ribeirão da Penha, esse verdadeiro herói que desde a fundação da Penha do Rio do Peixe, abastece com suas águas a nossa Itapira.
Infelizmente, do Cruzeiro só há vestígios. Está completamente descaracterizado. É apenas uma sombra do que foi no passado!
Mais tarde, em maio de 1962, esse monumento histórico de nossa terra foi transferido para ocupar uma área mais à esquerda da existente na foto, por ter sido doada pelo município ao Sanatório Américo Bairral, a fim de ser ampliada uma parte do prédio daquela casa de saúde.
Atualmente, nada restou da beleza que descortinava daquele ponto turístico de nossa terra, cujo panorama que lá era apreciado pelos visitantes, simplesmente desapareceu, porque foi prejudicado por uma reforma canhestra, sem nexo e de muito mau gosto.
O local onde está implantado o Cruzeiro também foi totalmente cercado de todos os lados com muros e grades de ferro, tirando toda a visão exterior, tornando aquela área abafada e escura.
Finalizando, gostaria de lembrar aos responsáveis que, a preservação daquele sítio histórico é mais que um dever, onde o lixo está espalhado pelo chão e nos cantos dos muros, como também todos os postes de iluminação foram arrancados de seus pedestais.
Nota-se que aquela área está completamente abandonada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário