quinta-feira, 9 de maio de 2013

Museu Histórico de Itapira


- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Museu Histórico de Itapira
Em 21 de abril de 1974 (hoje faz aniversário), foi inaugurado o novo prédio do Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira" – há 39 anos.
Esse importante instituto cultural de nossa terra, que guarda, preserva e difunde a história do Brasil, de São Paulo e da nossa querida Itapira, ocupou inicialmente uma casa alugada pelo então prefeito Hélio Pegorari, na confluência das ruas João de Moraes e XV de Novembro, onde hoje funciona parte da Câmara Municipal. Ali permaneceu por quase dois anos – de 24 de outubro de 1972 até 21 de abril de 1974 – ocasião em que foi transferido para ocupar um prédio inteiramente reformado no parque municipal “Juca Mulato”, na gestão do então prefeito Alcides de Oliveira (vide foto).
Esse órgão foi criado pelo governador Laudo Natel através do decreto 1015, de 02, publicado no DOE de 03 de fevereiro de 1972, ficando incorporado à rede de Museus do Estado, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura, na gestão do secretário Pedro de Magalhães Padilha.
Para implantar e dirigir o nosso Museu Histórico, o governo de São Paulo designou o funcionário estadual Plínio Magalhães da Cunha, museólogo da Secretaria da Cultura, a fim de executar a tarefa, incumbência  feita com bastante carinho, pois tratava-se do Museu de sua terra natal.
A denominação de Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”, foi dada por decreto do governador de São Paulo Laudo Natel, numa justa homenagem a um grande itapirense, a quem o Brasil, São Paulo e a sua querida Itapira muito devem.
O museu foi municipalizado por decreto estadual nº 44.735, de 3 de março de 2000.

Prédio do Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira” – no Parque Municipal “Juca Mulato” – no dia da inauguração: 21 de abril de 1974.


Descerramento da fita inaugural do novo prédio do Museu, feito por dona Carmen Ruete de Oliveira, esposa do patrono daquele órgão, “Comendador Virgolino de Oliveira”, e pelo Secretário da Cultura do Estado, Pedro de Magalhães Padilha, que naquele ato também representou o governador Laudo Natel. Vê-se ainda mais atrás, o vice-presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Januário Mantelli Netto, o Desembargador Márcio Martins Ferreira, o Prefeito Alcides de Oliveira e o Presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Antonio Celidonio Ruete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário