quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A Velha e Pacata Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

A Velha e Pacata Itapira
Vista geral da Praça de Esportes nos idos de 1920, existente ao lado do Parque Municipal João Pessoa, hoje Juca Mulato. Em primeiro plano aparecem a quadra de tênis e quatro disputantes daquele esporte, sendo que, os dois à esquerda da foto, foram identificados como sendo o advogado dr. Mário da Fonseca, e, mais ao fundo, de chapéu, o seu irmão, o médico dr. Norberto da Fonseca, pai do saudoso Luiz Norberto da Fonseca, ex-diretor da Rádio Clube local.
Mais à esquerda, em pé de terno e chapéu, o empresário, esportista e habilidoso político itapirense, Coronel Francisco Vieira.
Em segundo plano, eis o campo de futebol do Sport Clube Itapirense, com a arquibancada coberta destinada ao público que lotava aquela dependência, principalmente aos domingos e dias festivos, a fim de assistir às competições futebolísticas.
Bem ao fundo do campo de futebol, cercado por altos muros, vê-se o prédio da Cadeia, construído em 1909, onde funciona atualmente a Casa da Cultura João Torrecillas Filho. Na parte térrea desse prédio estavam localizados a carceragem, o alojamento dos soldados e as celas. Na parte superior, funcionava o Fórum de Itapira, com o seu amplo salão de júri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário