quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Barbearia de Itapira - 1920

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Barbearia de Itapira - 1920
Salão de barbeiro pertencente ao sr. Almintare Gilberti, instalado na antiga rua da Estação, hoje José Bonifácio. Esse salão era um dos melhores e mais bem montados da cidade.
As duas cadeiras eram estofadas em couro, a fim de oferecer um melhor visual e conforto à sua exigente clientela.
Nessa época existiam apenas dois salões no centro da cidade; o da foto em tela e outro do sr. Amadeu Bucci.
O leitor poderá notar à frente, ao lado de uma das cadeiras, o proprietário do salão, Almintare Gilberti, e, mais atrás, o seu auxiliar.
Os armários que guarneciam o ambiente eram impecáveis e luxuosos, adornados de espelhos de cristal com acabamentos em mármore, inclusive o da pia, cuja torneira era niquelada.
Nas prateleiras dos armários, estavam bem visíveis aos clientes, vidros de loções, sabonetes, perfumes e outros artigos inerentes ao ramo de barbearia.
Nota-se ainda, chamando a atenção por causa do seu tamanho, uma lâmpada incandescente, e, ao seu lado, um lampião a querosene preso ao teto por correntes, pronto para ser usado na falta de energia elétrica.
Nota: à guisa de curiosidade, informamos que, a luz elétrica pública em Itapira foi inaugurada em 14 de maio de 1905, com muita festa, precisamente às 18:30 horas, contando com a presença das autoridades locais, de convidados especiais e do público que também prestigiou o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário