quinta-feira, 24 de maio de 2012

Oficina Mecânica das Indústrias Reunidas Francisco Vieira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Na foto, uma oficina mecânica existente em Itapira nos idos de 1920, pertencente às Indústrias Reunidas Francisco Vieira. Nela aparece um Ford “bigode” recebendo a assistência dos mecânicos, tendo ao seu lado o proprietário Cel Chico Vieira, que acompanhava de perto o serviço executado em seu “possante”.
Naquela época não existia elevador para erguer os carros dos clientes, serviço que era feito no “muque” para colocá-los nos cavaletes a fim de receberem os reparos necessários.
Em 1920, de acordo com dados publicados na época, existiam em Itapira sete automóveis, os quais pertenciam aos itapirenses: Cel. Francisco Vieira – Ford; João Batista Pereira da Silva – Ford; Joaquim de Assis Vieira – Buik; Américo Augusto Pereira da Silva – Buik; o médico dr. Norberto da Fonseca – Ford; senhorita Celita Vieira de Magalhães – Aucland; senhora Malvina da Rocha Campos – Ford.
Pelo número de automóveis, logicamente que em Itapira não existiam semáforos, nem mão de direção e muito menos a tal zona azul, sem falar das “motocas” e bicicletas. Mas em compensação uma coisa tinha de sobra: a poeira vermelha levantada do leito carroçável ainda feito de terra batida.
Enfim, o que seria do homem moderno sem o automóvel, pois os trens foram sumindo dos trilhos e o transporte de passageiros e cargas é feito em maior número pelas estradas de rodagem, por sinal, muito mais caras. A poluição continua aumentando cada vez mais e a camada de ozônio chega ao limite de alerta pondo em risco o nosso planeta. É o preço do progresso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário