terça-feira, 9 de novembro de 2010

Praça Bernardino de Campos

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Praça Bernardino de Campos
            Parte baixa da Praça Bernardino de Campos nos idos de 1917, focalizada da torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. Nela, aparece o antigo casarão, residência do Coronel Joaquim Inácio Alvarenga da Cunha, posteriormente, de seu genro, o médico dr. Névio Bicudo, e, ainda mais tarde, residência de Ariovaldo Pereira da Cruz.
Após a demolição daquele casarão, estilo colonial, no local foi construído o prédio onde atualmente funciona o Banco HSBC. Na outra esquina fronteiriça, a residência do advogado e promotor de justiça dr. Raul Fonseca  e, posteriormente, do prefeito Antônio Caio. Essa casa hoje dá lugar ao prédio ocupado pela Loja Cybelar.
            A casa menor, na outra esquina era ocupada pela Padaria Toscana. Ali foi construído um edifício de 2 andares.
Essa praça era muito bem cuidada, podendo-se notar o bom gosto através das árvores bem podadas, dos arbustos e dos canteiros que a ornamentavam.
Também aparece o coreto da nossa Banda Lyra Itapirense, embelezando todo o conjunto.

Lateral da Praça Bernardino de Campos por volta de 1920, ostentando em primeiro plano o coreto, onde a quase centenária Banda Lyra Itapirense realizava suas retretas. Esse verdadeiro “monumento” também servia, não só para as manifestações políticas, mas também para outros eventos importantes acontecidos na cidade. Ao fundo, parte do casarão do Coronel José de Souza Ferreira, um dos destacados políticos de nossa terra. Lá, o Cel. Souza Ferreira também mantinha sua tradicional Casa Bancária que levava o seu nome.

Praça Bernardino de Campos por volta de 1940, vendo-se em todo seu esplendor, o tradicional prédio do Clube XV de Novembro. Nessa época ainda não existia o edifício Wanderley Zázera.
A foto em tela foi obtida num domingo de manhã – após a missa das 10 horas – ocasião em que, costumeiramente, as jovens passeavam alegres, volteando o Largo da Matriz de Nossa Senhora da Penha.
Note-se o jardim florido e bem  tratado, os postes de iluminação entrelaçados por alamandas amarelas (eu vi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário