quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Avenida do Cruzeiro - idos de 1920.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Avenida do Cruzeiro

Uma das mais belas fotos que fazem parte do meu acervo, é a da Avenida do Cruzeiro, que era localizada no interior do Parque Municipal “João Pessoa”, obtida nos idos de 1920. Essa alameda iniciava-se no final da Avenida dos Biris, ao lado do campo de futebol do Sport Club Itapirense, até alcançar o seu ponto mais elevado, onde estava o Cruzeiro, símbolo da fé do povo de nossa terra.
Esse verdadeiro marco histórico-religioso, foi implantado em 1902 – na passagem do século – pelo então prefeito (1902 a 1905) Jacintho Franklin Alvarenga da Cunha. Aquele símbolo da cristandade, mais tarde foi transferido para outro local, descaracterizando toda a beleza desse monumento ali erigido.
Atualmente há apenas vestígios do que foi o Cruzeiro do Parque, hoje cercado por muretas de muito mau gosto entre um arvoredo descuidado, que impede qualquer visão panorâmica ao seu redor.
A parte central da Avenida do Cruzeiro, era dotada de um piso artisticamente decorado, formando arabescos de grande efeito visual.
Nota-se do lado esquerdo da foto, entre as árvores que ladeavam essa avenida, um Ford “bigode”, que transportava visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário