- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha
Centro do Parque Municipal “João Pessoa”, hoje “Juca Mulato”, nos idos de 1920.
Na foto acima, nota-se o poético Coreto, onde a Banda Lyra Itapirense executava, aos domingos e feriados, os seus dobrados bem ensaiados; vê-se, ainda, um Ford “bigode”, tendo ao lado seu proprietário, Coronel Francisco Vieira; em pé, próximo ao Coreto, está o médico itapirense dr. Joaquim Vieira Filho, irmão do prefeito Chico Vieira. Mais ao fundo, ainda aparece parte da caixa d’água, e um jardim suspenso cujos canteiros floridos com espécimes de plantas de cores variadas, recebiam um trato especial dos exímios e zelosos jardineiros – o João e o Afonso. Esse jardim foi todo destruído, para dar lugar a uma pista de patinação, e, posteriormente, a uma lanchonete. Tudo isso também foi desativado!
Resta ainda de pé, uma pequena construção, aquela que traz em seu frontispício – a data da inauguração da caixa d’água: 07 de setembro de 1897, há 113 anos.
Essa pequena construção histórica, por milagre, ainda permanece intacta como uma sentinela avançada daquele logradouro público de Itapira, logradouro que, num passado bem distante serviu de inspiração a escritores e poetas, dentre eles o famoso Menotti del Pícchia, criador do poema “Juca Mulato”.
As ilações ficam por conta dos nossos leitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário