quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Indústrias Reunidas Francisco Vieira - Fábrica de móveis.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Na foto acima, mais um setor das Indústrias Reunidas Francisco Vieira: a fábrica de móveis.
Além dessa, ainda existiam em Itapira, nos idos de 1920, mais três desse ramo, porém, mais modestas e que se dedicavam, exclusivamente, à fabricação de cadeiras, produzindo, naquela época, um total de 20 dúzias por mês.
Essas fabriquetas pertenciam aos senhores Attílio Briante, Antônio Brunietti e Jordão Ferran.
O nosso município, no início do século passado, possuía um respeitável número de estabelecimentos fabris, podendo se destacar as Indústrias Reunidas Francisco Vieira (cujo assunto já abordamos em edições passadas), e a Fábrica de Chapéus Sarkis & Quirolli, fundada em 1922, com um capital inicial de rs45:000.000 (quarenta e cinco contos de réis), por Ângelo Quirolli – conforme documento pesquisado.
Mais tarde, essa indústria recebeu como sócio, Sarkis João, elevando-se então o capital da firma para rs100:000.000 (cem contos de réis).

Outras Indústrias

Fábrica de cerveja, soda, licores e bebidas espumantes, de Adelelmo Boretti & Cia, fundada em 1894, situada na Ladeira do Cubatão, nº3.
Fábrica de cerveja Victória, cujo proprietário era Luiz Fiordomo – situada à Rua José Bonifácio.
Fábrica de massas alimentícias de Clodomiro Boretti.
Indústria de aguardente e açúcar de Henrique Worne & Cia, situada a 3 quilômetros da cidade.
Torrefação de café, moinho e máquina para beneficiar arroz – de Domingos Miranda.
Moinho São Luiz, de Américo Cavenagne, fundado em 1918, por Luiz Antônio Siqueira, posteriormente vendido a Américo Cavenagne.
Fábrica de Mosaicos de Victório Coppos fundada em janeiro de 1923, com um capital inicial de rs30:000.000 (trinta contos de réis).
Em 1917, funcionavam em nosso município 5 (cinco) olarias: a de Victório Monezzi; Aleixo Butti; Paschoal Guerra; Augusto Nicolai & Filho e Francisco Capputo.
Por último, destacamos a Fábrica de carroças, troles e charretes, pertencente a Luiz Barreta & Filho, situada em prédio próprio à Rua Rui Barbosa. Nessa fábrica trabalhavam 9 pessoas.
Enfim, esse era o parque industrial de Itapira no início do século passado.

Um comentário:

  1. Que interessante o senhor mostrar o "parque industrial" de 1920. Ate cerveja eles faziam aqui. Hoje, apesar de tudo, existem varias empresas bem montadas e trabalhando a todo o vapor, nao? Sem contar as de renome nacional, que sao umas cinco. Assim que possivel, vou ler todas as materias, viu? Abraços e Paz

    ResponderExcluir