- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha
Mais uma foto da nossa saudosa Avenida dos Biris – no parque João Pessoa, hoje Juca Mulato – por volta de 1923. Essa foto, agora está focalizando a avenida no sentido inverso daquela veiculada no domingo passado, ou seja, vista através da Rua Campos Salles, na altura do Grupo Escolar dr. Júlio Mesquita.
O leitor pode observar os birizeiros bem mais frondosos; a cerca viva constituída de bambuzinho chinês que contornava toda a barroca para evitar a erosão pluvial; o leito carroçável ainda de “terra batida”; o gramado bem cuidado; bancos para os visitantes apreciarem a paisagem bucólica vista do local, de onde se descortinam no horizonte, além das montanhas azuis, os morros da Forquilha e o Pelado, ambos no estado de Minas Gerais, como também outros menos conhecidos, nos municípios de Lindóia e Serra Negra. Os postes de iluminação eram ainda de madeira.
Realmente, a Avenida dos Biris apresentava-se ao visitante como se fosse um amplo belvedere, de onde podia ser apreciado belíssimo espetáculo da natureza.
Naquele tempo, era proibida a passagem de veículos, o que garantia aos visitantes não serem molestados durante o passeio pelo local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário