sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, demolida em 1955, para dar lugar à atual, cuja construção somente foi concluída em 1967.
Essa foto, da segunda igreja matriz de Itapira, é de 1920, vendo-se os canteiros da praça Bernardino de Campos bem cuidados, com um arruamento perfeito, muito embora fosse ainda de terra batida. Ao fundo, as obras para a construção da residência do casal João Batista Pereira (Joãozinho Bento) e Francisca da Rocha Pereira, que atualmente pertence à família do saudoso médico dr. José de Mello Sartori, na confluência das ruas Regente Feijó e comendador João Cintra.
Quando escrevi acima, segunda igreja, é porque nesse mesmo local também foi construída a primeira matriz em louvor à Santa Padroeira, em estilo colonial, possuindo duas torres, sendo que, uma delas, a da esquerda, ostentava um sino de bronze, e, na outra, curiosamente, um sino de madeira, talvez para que o campanário não ficasse vazio, ou provavelmente, por falta de verba, segundo comentários dos moradores da época. “Vox populi vox Dei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário