terça-feira, 2 de julho de 2013

Nossa velha Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Nossa velha Itapira
Vista parcial de Itapira em 1917, obtida do pátio da Santa Casa pelo exímio fotógrafo da época – Bartholomeo Serracino. Nesse panorama da cidade, nota-se a partir da esquerda para a direita: a Matriz de Nossa Senhora da Penha, na praça dr. Bernardino de Campos, encimada por duas torres. Mais à direita, aparece a torre da Igreja Presbiteriana, situada à rua Campos Salles, e, logo a seguir, o belíssimo prédio do tradicional Grupo Escolar “dr. Júlio de Mesquita”, e, mais acima a famosa caixa d’água do Parque Municipal “João Pessoa”, hoje “Juca Mulato”, ostentando seu belo arvoredo. Por último, lá no alto da arborizada Rua Ruy Barbosa, o vetusto prédio da Cadeia, hoje ocupado pela Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”, numa justa homenagem ao saudoso músico, historiador e memorialista de nossa terra, que sabia muito bem enfeitar e colorir aos domingos as páginas do jornal “Cidade de Itapira”, com sua inigualável coluna intitulada “NO TEMPO DA VOVÓZINHA” assinada com o pseudônimo de “JOÃO DO NORTE”.

Outra foto parcial de Itapira obtida do prédio da Estação da Companhia Mogiana de estrada de Ferro, mostrando em primeiro plano, a porteira usada para dar vazão às cargas provindas de diversas cidades com destino ao nosso município, através dos enormes vagões, puxados com aquele som característico da saudosa “Maria Fumaça”. Essas composições ferroviárias atravessavam algumas ruas de nossa cidade, e por essa razão, o maquinista jamais se esquecia de fazer soar o estridente apito a cada passagem de nível, alertando aos transeuntes mais desavisados para olharem a famosa tabuleta com os dizeres: “Pare, Olhe e Escute”. 

Ainda no alto da foto, a começar da esquerda para a direita, vê-se a cobertura do prédio do Grupo escolar “dr. Júlio de Mesquita”, a caixa d’água do Parque Municipal e o prédio da cadeia.

Itapira nos idos de 1920

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Itapira nos idos de 1920
Essa belíssima foto parcial de Itapira antiga traz recordações a muitos itapirenses que conheceram nossa cidade naquela época, ou então mostrando aos mais jovens como ela cresceu e modificou-se até chegar aos dias atuais.
Esse “flash” foi obtido da velha torre da igreja matriz de N. S. da Penha, abrangendo apenas a parte oeste da cidade.
Logo no primeiro plano reconhecemos as obras para a construção da casa de propriedade do sr. João Batista Pereira (Joãozinho Bento), na confluência das ruas Comendador João Cintra com a Regente Feijó. Hoje essa residência pertence à família do médico dr. José A. de Mello Sartori. Mais adiante, vê-se outra construção na esquina das ruas Regente Feijó com a Campos Salles, que seria a residência do cidadão Américo Augusto Pereira. Ainda na esquina do lado oposto está o velho casarão que foi de propriedade do primeiro prefeito de Itapira (1902), sr. Bento Ignácio de Alvarenga Cunha, onde hoje está a loja Agrocentro. Naquele imóvel, num passado remoto, também funcionou por muitos anos o Centro Telefônico de Itapira.
Prosseguindo, mais abaixo, na esquina da Regente Feijó com a João de Moraes, vê-se a casa que pertenceu ao médico dr. João Pereira da Cunha, onde hoje funciona o laboratório “Fórmula Mil”.
Ainda nessa foto também estão delineadas as ruas Quinze de Novembro e Francisco de Paula Moreira Barbosa, até alcançarem o topo da colina com apenas algumas construções.

Reconheço outros locais que estão nítidos, mas deixo para serem identificados pelo leitor, como por exemplo, a casa do professor Silvano Andrade, que após sofrer modificações, hoje é residência do advogado dr. Ariovaldo Risolla.

Auspiciosa Visita a Itapira

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Auspiciosa Visita a Itapira
Em 1980, uma comitiva de rotarianos compareceu na entrada da cidade, precisamente onde está erigido o monumento em homenagem ao Rotary Club de Itapira, a fim de recepcionar o então Governador do distrito 459, Orley Camargo Schimidt e esposa.
Esta foto, obtida há 33 anos e pertencente ao meu acervo, hoje publico em minha coluna numa justa homenagem aos 60 anos de existência desse dinâmico clube de serviços de nossa terra, graças à dedicação de seus membros através de um trabalho edificante em prol da humanidade.
Parabéns aos atuais membros que compõe esse importante clube de serviços da nossa Itapira.

Na foto, em primeiro plano da esquerda para a direita: José Casimiro Rodrigues; Funabashi Yoshio; Waldemar Schimidt; José Francisco Pereira Job; Plínio Magalhães da Cunha. Em segundo plano: José Benedito Coloço Neto; Ricardo Baldassin; Antonio Carlos Martins e sua esposa Elvira Salgado Martins; Quinha Schimidt; o casal de visitantes, governador Orley e esposa; Juracy Job e Dácio Amorim.