sexta-feira, 22 de julho de 2011

Um Grande Lider - Virgolino de Oliveira.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Um Grande Líder.
A Usina N. S. Aparecida, fundada pelo itapirense Comendador Virgolino de Oliveira, desde os primórdios de sua existência recepcionava figuras ilustres pertencentes aos mais elevados escalões da política nacional, dentre eles governadores, ministros, deputados federais e estaduais, como também prefeitos e vereadores de Itapira e região. Ali era considerado o ponto  de encontro de altas autoridades quando visitavam Itapira, ocasião em que, os nossos vereadores, prefeitos e empresários eram convidados pelo anfitrião a fim de reivindicarem importantes benefícios para a nossa gente.
Virgolino foi um grande líder, um verdadeiro idealista que se fazia sempre presente nas mais legítimas aspirações do povo itapirense, haja vista que, se não fosse sua têmpera de homem público, de seu bairrismo e dedicação a Itapira, nossa cidade não teria conseguido o primeiro Ginásio do Estado (em 1939), a criação da Escola Normal “Elvira Santos de Oliveira”, a construção da nova Igreja Matriz de N. S. da Penha, o novo Reservatório de Água, além de outros importantes benefícios.
Para ilustrar a sua liderança na política local, veiculamos nesta edição de Tempos Saudosos do Jornal Tribuna de Itapira, duas fotos, nas quais Virgolino de Oliveira está em sua residência na Usina, recebendo em 1951 políticos e autoridades itapirenses a fim de participarem de uma reunião com o Secretário da Educação do Estado, professor Juvenal Lino de Mattos, que também era deputado estadual e seu grande amigo.
Virgolino sempre seguiu o velho e famoso ditado popular de que – “A união faz a força”, porque sem a união de esforços torna-se tudo mais difícil.

Da direita para a esquerda: o Secretário da Educação – professor Juvenal Lino de Mattos; o cartorário Noé de Oliveira  Rocha; o anfitrião Virgolino de Oliveira; o assessor de gabinete do Secretário; (?) e Anízio Simões. Atrás: jornalista Benedito Martins; vereador Benedito Serra; Américo Boretti; Ariovaldo Pereira da Cruz e vereador Olívio Cintra de Andrade.

Na mesma ordem: vereador Nillo Boretti; vereador João Moro; professor Juvenal Lino de Mattos; João Batista Rossi e seu filho vereador Hildebrando José Rossi; vereadores  Olavo Job; Marcello Avancini e o anfitrião Virgolino de Oliveira.


domingo, 17 de julho de 2011

TV Globo no Museu

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

TV Globo no Museu
Itapira sempre cultuou com civismos o movimento revolucionário do povo paulista contra a ditadura de Getúlio Vargas, haja vista que até hoje relembra com respeito duas datas importantes: a de 23 de maio de 32, dia do Soldado Constitucionalista, e a de 9 de julho de 1932, dia que marcou o início da revolução, quando o povo de São Paulo pegou em armas dizendo um basta aos desmandos de Vargas.
Como Itapira foi palco de acirrados combates, o nosso Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”, guarda e preserva com carinho em seu rico acervo histórico, um manancial de importantes peças e documentos que falam de perto da Epopéia Paulista de 1932.
Tendo conhecimento dessa peculiaridade do Museu Histórico local, em julho de 1992, a TV Globo enviou a Itapira uma equipe de profissionais daquela conceituada rede de televisão, a fim de colher subsídios para a elaboração de um documentário sobre o acontecimento histórico, e o sacrifício dos nossos antepassados que deram a vida em holocausto à liberdade, fato que jamais poderá ser esquecido, porque esse destemor do povo de São Paulo serviu de inspiração aos ideais do povo deste Brasil gigante.
O documentário da Globo foi realmente um sucesso, deixando vincado na memória de quem o assistiu, o heroísmo e a bravura do povo paulista, para que o Brasil voltasse a ter a sua Constituição.

            A museóloga Maria Carmelita La Farina da Cunha, quando mostrava à equipe da TV Globo, parte do acervo histórico do Museu.

           O saudoso prefeito Alcides de Oliveira, que também foi ex-combatente de 32, quando concedia entrevista ao jornalista da Globo, Raul Dias Filho, ladeado pelo diretor do Museu – Plínio Cunha e da museóloga Maria Carmelita da Cunha.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ginasianos de 1956.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Ginasianos de 1956.
A foto mostra um grupo de alunos do Colégio Estadual “Elvira Santos de Oliveira”, quando assistia a uma aula da cadeira de Ciências Naturais, ministrada pela saudosa professora dona Wilma de Toledo Barros Munhoz, no laboratório daquele modelar estabelecimento de ensino de nossa cidade.
Esse “flash” ainda registra para a posteridade, os estudantes trajando uniforme de cor caqui, como era usado desde 1940 – ano em que entrou em funcionamento o Ginásio do Estado de Itapira – traje que mais tarde foi abolido pela direção da escola.
Nota-se também que, no semblante de cada um desses jovens ginasianos há o mais vivo interesse em captar os ensinamentos de dona Wilma, como era carinhosamente chamada pelos seus inúmeros discípulos.
Da esquerda para a direita vê-se: 1- Adolfo Carvalho; 2- Manoel Carlos Boretti Ornellas; 3- Luís Fernando Ferreira Cintra; 4- Luis Gustavo Cunha; 5- (?); 6- Atílio Finazi Junior; 7- (?); 8- Benedito Gomes de Oliveira e 9- Nelson Pereira da Silva Júnior.

domingo, 3 de julho de 2011

Ministro da Justiça Visitou o Museu.

- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha

Ministro da Justiça Visitou o Museu
Em 29 de junho de 1989, o Ministro da Justiça Oscar Dias Corrêa visitou o Museu Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”.
Na oportunidade, fazia-se acompanhar do desembargador Raphael Orícchio, que naquela visita também representou o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Nereu César de Moraes; do juiz de direito de nossa Comarca, Pedro Aurélio Pires Maríngolo e do Vice-Prefeito de Itapira, Comendador Wlademir Siqueira.
Na ocasião, as autoridades foram recepcionadas pelo diretor do Museu Histórico, Plínio Magalhães da Cunha, que os acompanhou por todos os salões de exposição daquele Instituto Cultural de nossa cidade, mostrando o rico acervo histórico ali existente. (vide fotos da visita).

O Ministro da Justiça Corrêa Dias; o juiz de direito da comarca, Pedro Maríngolo; desembargador Raphael Orícchio e o vice-prefeito de Itapira, Wlademir Siqueira, quando eram recebidos pelo diretor do Museu Plínio Cunha.

Os ilustres visitantes quando percorriam os salões de exposição do acervo do Museu.

Ministro Corrêa Dias deixou no livro de visitas a seguinte mensagem: “Registro com emoção, o amor da nobre gente de Itapira à sua história. Esse culto ao passado garante-lhe o futuro, honrando o presente. Em 29 de junho de 1989. Oscar Corrêa – Ministro da Justiça”.