- TEMPOS SAUDOSOS -
Plínio Magalhães da Cunha
Primeira Turma do Ginásio do Estado
Graças aos ingentes esforços e dedicação incansável do saudoso prefeito Caetano Munhoz e do saudoso e benemérito itapirense, Comendador Virgolino de Oliveira, Itapira pôde ser dotada do primeiro estabelecimento de ensino secundário – o tão sonhado Ginásio do Estado – que viria completar as velhas aspirações dos jovens itapirenses a partir do ano de 1940.
O Ginásio do Estado foi criado por decreto nº 10.709, de 21 de novembro de 1939, sendo que, a sua instalação oficial foi comemorada festivamente com a realização de uma aula inaugural, que contou com as presenças de autoridades, de professores e convidados especiais, além dos alunos aprovados nos exames de admissão. Esses exames foram realizados no prédio do Grupo Escolar “dr. Júlio Mesquita”, logo no início do ano de 1940.
Lembro-me perfeitamente das provas e do local onde foram realizadas, porque fui um dos concorrentes aprovados para iniciar a nova etapa escolar.
Em 20 de novembro de 1940, quase no final do ano letivo, todos os alunos matriculados na primeira série participaram de um torneio organizado pelo professor Hilton Federici, da cadeira de Geografia. O anúncio desse certame foi publicado num jornal de São Paulo, especificando a natureza dos trabalhos elaborados e os nomes dos alunos participantes. (veja a matéria do jornal).